A partir desta segunda-feira (23/3), os serviços de vídeo on-line da Globo e a plataforma Globoplay terão limitação na entrega de dados. Segundo a empresa, a medida tem como objetivo gerar um perfil de consumo de tráfego mais conservador para evitar um possível colapso da infraestrutura de troca de tráfego público e também garantir uma experiência de qualidade em todas as plataformas.
As altas resoluções como 4K e FullHD serão suspensas, e a maior resolução para os conteúdos será a HD. A medida afeta apenas o tráfego de dados, não havendo limites para a quantidade de vídeos nem para o total de horas consumidas.
A medida foi tomada em decorrência do isolamento domiciliar em função da pandemia do coronavírus, em que muitas famílias estão em casa e consumindo conteúdos on-lines.
“Esta é uma medida de solidariedade e responsabilidade”, diz Raymundo Barros, diretor de tecnologia da Globo, em material de divulgação. “Temos que agir proativamente para evitar um cenário de colapso na infraestrutura da internet brasileira num momento tão delicado, em que os serviços digitais são fundamentais para a população”, completa.