Correio Braziliense
postado em 13/03/2020 17:05
A preocupação com a disseminação do novo coronavírus tem impactado diretamente a indústria cultural. No Brasil e no mundo, shows e eventos são cancelados e adiados; museus e espaços culturais, fechados.
O festival Música em Trancoso foi um dos mais recentes a anunciar o cancelamento. Programado para começar no dia 14 e ir até 22 de março, o evento levaria alguns dos grandes nomes da música erudita internacional para as praias da Bahia. Organizada pelo grupo Mozarteum Brasileiro, esta seria a nona edição do festival.
O Festival Curitiba, um dos principais eventos de teatro do Brasil, foi adiado devido à pandemia. As peças começariam no dia 24 e se estenderiam até 5 de abril. Com a decisão, a produção do evento confirmou que tentará manter no mínimo 70% das atrações confirmadas na nova data, ainda não confirmada.
Em São Paulo, estado que concentra o maior número de casos confirmados da doença, dois eventos de natureza internacional suspenderam as edição: a SP-Arte 2020, que aconteceria de 1º a 5 de abril, no Pavilhão da Bienal, e os desfiles do São Paulo Fashion Week, previstos de 24 a 28 de abril. A temporada SPFW N50, celebrando os 25 anos da semana de moda, contudo, está mantida entre 16 e 20 de outubro.
A boyband Mc Fly adiou, na tarde desta sexta-feira (13/3), a turnê que faria pelo Brasil. Ao todo, seriam sete shows, realizados em março. No entanto, o grupo anunciou as novas datas das apresentações, que foram remarcadas para setembro e outubro deste ano. São Paulo será a primeira cidade a receber o grupo em 24 de setembro.
Internacional
Seguindo no teatro, porém internacionalmente, a Broadway interrompeu toda a programação a partir desta quinta-feira (12/3). Ainda sem data para o retorno, há um prejuízo previsto de mais US$ 100 milhões por conta da parada forçada.
Na música, Alok cancelou as turnê que faria nos Estados Unidos e na China. Os megafestivais Lollapalooza Chile e Argentina anunciaram adiamento para o segundo semestre do ano e há a expectativa de que a edição do Brasil siga o mesmo caminho.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.