Um perfil mantido no Twitter por fãs da banda de rap metal Rage Against the Machine - com a aprovação dos músicos - ensinou a maneira perfeita de prevenir o novo coronavÃrus: lavar as mãos no ritmo de Killing in the Name, clássico da banda lançado em 1992.
A explicação médica é simples. A Organização Mundial da Saúde divulgou uma cartilha ensinando as melhores práticas ao lavar as mãos para evitar o contágio. O processo, que envolve a limpeza de punhos, unhas e dedos, leva 20 segundos em sua aplicação ideal, a mesma duração que cantar Parabéns para Você duas vezes seguidas. Agora a internet tenta descobrir outras músicas para marcar esse tempo com as letras.
Na versão de estúdio de Killing in the Name, o trecho leva algum tempo a mais, cerca de um minuto. Mas durante a crise do coronavÃrus, lavar as mãos com cuidado nunca é esforço perdido.
"Nessa ocasião, é melhor fazer o que eles te dizem", disse o perfil, em referência à s letras revoltosas de Zack de La Rocha, que usam um palavrão para afirmar que "não vou fazer o que me manda". A banda é conhecida por sua postura polÃtica. O guitarrista Tom Morello já apareceu em público diversas vezes utilizando um boné do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST.
O meme foi criado utilizando a ferramenta Wash Your Own Lyrics (Lave suas próprias letras, em tradução livre), do desenvolvedor britânico William Gibson, que possibilita criar cartazes sobre a forma correta de lavar as mãos utilizando trechos de músicas.
Outros artistas também aderiram ao viral, como o cantor Troye Sivan, que fez seu pôster ao som de My! My! My! , a banda de pop-punk blink-182, que usou All the Small Things para conscientizar os fãs, e a atriz Miley Cyrus, que motivou seus seguidores ao som do hit The Climb.