Diversão e Arte

360 Graus

Há mais de 11 anos, o Instituto Bancorbrás promove e apoia ações  que buscam a preservação do meio ambiente. Para intensificar a sua atuação nessa área, o edital foi apresentado ontem, para que dois projetos de instituições sejam selecionados, apoiados. Os interessados em participar deverão se inscrever no sistema Bússola Social (www.bussolasocial.com.br). Para mais informações basta acessar o site www.institutobancorbras.org.br.



Cartas para Brasília


“Se Brasília fosse uma pessoa, o que você gostaria de escrever para que ela lesse? O que você gostaria de contar a esta sexagenária?” 

Para comemorar com o coração os 60 anos de Brasília, em 21 de abril deste ano, a arquiteta Angelina Nardelli Quaglia Berçott (foto) criou o projeto 60 olhares sobre Brasília, que reunirá 60 cartas escritas por pessoas públicas e populares da cidade, que deverão ser depositadas no totem instalado no CasaPark, piso térreo, ao lado do restaurante Tête à Tête. 

Pessoas de todas as idades podem participar. Ao final da seleção, as cartas ficarão em exposição no CasaPark, de 8 a 24 de abril. Entre as 10 cartas selecionadas e escritas pelo público, se juntarão 60 outras,  escritas por personalidades da cidade. 

Até a terça-feira (17), os brasilienses poderão depositar suas cartas endereçadas a Brasília. Para a arquiteta Angelina Quaglia, idealizadora do projeto, 60 olhares sobre Brasília: “É uma grande oportunidade para fazermos uma reflexão sobre o papel da cidade, na formação da memória afetiva das pessoas, e como essa formação pode influenciar no seu futuro”. 

Nascida  em Brasília, Angelina conta que, desde muito cedo, aprendeu a respeitar a cidade como parte de sua história e de sua família. “Com o tempo, a paixão cresceu ao vivenciar a cidade e, por fim, me tornei arquiteta patrimonialista. Uma cidade como Brasília, única no mundo, merece que comemoremos seus 60 anos”, sentencia.  




PAINEL


Da Itália para o Brasil / A exposição Brasília Da utopia à Capital vem diretamente do Palácio Pamphili em Roma, para ser aberta em um evento institucional do Senado Federal, em 7 de abril, como parte das comemorações pelos 60 anos de Brasília. Uma das novidades da exposição é o programa educativo que  foi concebido pela primeira vez no Senado, conectando professores, estudantes e o público em geral, com palestras, contação de “causos” dos 60 anos da capital feitas por pioneiros, e debates sobre Cidades Inteligentes, pensando Brasília para os próximos 60 anos. A primeira parte começará este mês, mês da mulher, com um workshop no auditório Interlegis do Senado Federal, que será aberto pela diretora geral da Unesco, a reitora da UnB, a diretora-geral do Senado e o senador Izalci Lucas. (foto). O workshop será uma prévia da exposição, com breves palestras interativas e audiovisuais, que também será feita por mulheres! A apresentação da exposição Brasília Da utopia à Capital será feita pela curadora Danielle Athayde; Brasília Cidade Patrimônio com a dra.Ariadne, especialista em educação patrimonial; Brasília — Capital brasileira do Cerrado, com Rosângela Azevedo Corrêa, pós-doutora em ecologia humana, doutora em antropologia social  e diretora-geral do Museu do Cerrado. Na quarta-feira (25), turnos matutino e vespertino, no Auditório da Interlegis no Senado Federal, das 9h às 14h. Uma iniciativa do senador Izalci Lucas, sob a coordenação da professora Ana Beatriz Goldstein. As vagas são limitadas.  



PINCELADAS


A presidente do Instituto de Cultura Brasileira (ICB),  Kátia Kouzak (foto) ,expediu os convites para a cerimônia de entrega dos troféus Mulher Destaque 2020. O encontro será hoje, às 15h, no Auditório do Sindicato dos Médicos, no Edifício Metrópolis, na L2 Sul, Quadra 607/608 Sul. Serão homenageadas: Aureliza Corrêa, Elinor Moren, Selma Menezes, Cláudia Acosta, Patrícia Calmon e Sônia Gontijo. 



O comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, capitão de mar e guerra (FN) Vannei de Almeida Silva Júnior, presidirá hoje, às 10h30, a cerimônia de comemoração do 212º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais. Na sede do grupamento, na Av. L4 Norte. 


Os amigos dos Piva estão alvoroçados com um programa diferente que a anfitriã, Kátia (foto), planejou para o sábado (14), à beira do grande lago que enfeita o haras da família. Muitas varas de pescar estão sendo providenciadas, para que a pescaria da turma obtenha o maior sucesso, como mostra Kátia na 9, grande pescadora que é. Um encontro diferente e original, que vai ficar na história do calendário de festas da família.