Brasília, na plenitude de seus 60 anos!
Cento e dois anos de emoções
Dona Zuíla chegou a Brasília no final de 1958, para acompanhar o marido, Raul Miranda, engenheiro convocado por Israel Pinheiro para a saga da construção. Atenta, ela monitorava de perto a formação de suas duas filhas: a escritora e poeta Ana Miranda e a compositora e artista Marluí Miranda.
Ana Miranda costuma dizer que a família vivia entre os operários. “Bem crianças eu tinha uns 7 anos, passeávamos nos tratores, subíamos na boleia de caminhões, jogávamos dominó com eles. Bastava um caminhão parar e a criançada escalava a carroceria até o alto das areias que seriam derramadas no chão”, conta.
Raul, dona Zuíla, Marluí e Ana Miranda moravam na 709 Sul e participaram da festiva inauguração de Brasília. Os pioneiros que chegavam para a construção, antes da inauguração, eram sonhadores e heróis. Tinham uma característica marcante: engenheiros, operários, suas esposas e filhos eram iguais. Formavam uma comunidade valorosa, unida e sofrida, que tinham um mesmo objetivo: construir com esmero, determinação e em tempo recorde a nova capital do Brasil” descreve o jornalista e amigo da família Silvestre Gorgulho, e completa: “Esta é uma foto para ser lembrada e reverenciada pelas novas gerações: duas pioneiras de fé, história e cultura!”.
Zuíla Miranda, que completou 102 anos, mora em Taguatinga, e a cineasta, escritora e poetisa Maria Coeli Vasconcelos (foto), que mora no Plano Piloto, autora de É triste mas não é de soluçar, finaliza um filme sobre dona Sarah Kubitschek.
Para o aniversário de 102 anos da mãe, Ana Miranda veio de Amsterdan (Holanda) para trazer o seu carinho e beijá-la, saudosa, relembrando “a voz do operário que construiu Brasília, sua fala, suas impressões vêm com os ventos do passado; seu rosto se desvela aos poucos, sua história e a de seus sofrimentos vêm sendo reconstruída”.
História, valores e sentimentos estão estampados no olhar de dona Zuíla, que tem muito para contar, cantar e reviver a saga de uma cidade que ajudou a construir e que completa, em 21 de abril, os seus 60 anos.
PAINEL
Cuidados e carinho com os autistas //O ano letivo se inicia e, com ele, cresce a expectativa dos pais e principalmente das crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para essas crianças especiais, voltar às aulas traz uma resistência à rotina escolar. Pais e professores precisam estar atentos à necessidade de tornar o convívio escolar adequado e saudável para as crianças e adolescentes. O fonoaudiólogo Gleybson Santos (foto), do Centro de Reabilitação Cognitiva — Cercog, afirma que “o envolvimento da família neste processo de volta às aulas é de suma importância. O ideal é que, antes das férias, os pais sejam orientados em relação a estimulações que possam ser feitas durante esse período, já que o recesso é tão importante para essas crianças quanto os dias de aula”.
PINCELADAS
A Vila do Pequenino Jesus, que abriga deficientes mentais, em sua maioria adultos, foi alvo de uma grande ação em 1º de fevereiro. Recebeu do Ministério da Cidadania e da Secretaria de Desenvolvimento Social um micro-ônibus (foto) adaptado, durante uma solenidade, com a presença do ministro Osmar Terra, do secretário Ricardo Guterres, de Michelle Bolsonaro e Mayara Noronha. O presidente da Vila, Irone Claudino, e o coordenador Jorge Deister foram os anfitriões. Ao agradecer pela preciosa concessão da van, Jorginho ressaltou o quanto ela é importante para as atividades externas dos acolhidos.
De volta ao Instituto Doando Vida, as crianças tiveram uma grande surpresa, ao encontrar a ONG ainda mais colorida, com novos amiguinhos, além da visita de pessoas que ajudaram a promover uma ação que trouxe vários benefícios aos pequeninos que vivem em situação de extrema vulnerabilidade, na Chácara Santa Luzia e na Cidade Estrutural. O superintendente e a gerente de marketing do ParkShopping, Marcelo Martins e Natália Vaz (foto), foram entregar um cheque simbólico com o valor arrecadado pela Roda Gigante do Grande Natal do shopping. Parte da decoração natalina, o brinquedo arrecadou importante soma. Foi uma tarde para ficar na memória!
O embaixador do Kuaite , Nasser Riden Almotairi (foto), e senhora vão comemorar, amanhã, a 59ª data Nacional e o 29º Dia da Libertação do Estado do Kuaite, com uma recepção das 19h30 às 21h30 no Dúnia City Hall, na QI 15 do Lago Sul.