Na França, os policiais de ronda andam em trio, não em duplas como no Brasil. Isso explica a conformação no carro de Os Miseráveis, o longa francês do maliano Ladj Ly que estreia nesta quinta, 16, nos cinemas brasileiros. Desde o Festival de Cannes do ano passado, em que dividiu o prêmio do júri com Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Les Misérables - tÃtulo original - tem sido um dos expoentes da tendência que se pode definir como 'revolta dos excluÃdos'. Foi indicado para o Globo de Ouro e concorre ao Oscar de melhor filme internacional. Não vai ganhar, porque em todas essas disputas está trombando com Parasita, do sul-coreano Bong Joon-ho, que, no caso especÃfico do prêmio da Academia de Hollywood, está indicado em seis categorias e concorre a melhor filme e melhor filme internacional. Por conta dessas indicações, Parasita, por sinal, ampliou seu circuito e ganha mais salas - em São Paulo e no Brasil.
Em dezembro, vieram ao Brasil para apresentar o longa de Ly no Festival do Rio dois atores do filme, Alexis Manenti e Almamy Manouté, o primeiro também corroteirista, com o próprio diretor. Na origem do longa, está um curta também escrito por Manenti. Entre os dois filmes, há uma diferença e tanto.
Ambos mostram o funcionamento da força policial pelo olhar de um novato na vizinhança. No curta, o policial que está chegando comete a infração que pode levar o mundo - aquele mundo - à explosão. No longa, é testemunha, e a questão é - como reagirá? Manouté é negro, muçulmano. Faz o dono da mercearia que serve de palco para alguns confrontos. Num filme em que ninguém tem razão - os policiais certamente não -, seu personagem possui grande força e dignidade. "Foi um presente de Ladj. Ele próprio é negro e muçulmano, natural do Mali. Conhece o sentimento de não pertencimento que muitos de nós, senão todos, conhecemos na França", diz Manouté.
Dois policiais brancos, o novato e o veterano, e um negro. A conformação racial dentro do carro funciona como um microcosmo, e todo o filme possui essa dimensão. Do particular para o universal, e vice-versa. "A pobreza não tem cor nem nacionalidade, o abuso policial é uma realidade cotidiana nas sociedades baseadas na desigualdade social. Na França, tem havido muitas crÃticas à conivência das autoridades com a repressão policial, embora setores mais à direita defendam os excessos em nome da segurança. Pelo que sei do Brasil, aqui é ainda pior", diz Manenti. "Cheguei há dois dias e, por menos que entenda a lÃngua, as imagens na TV e nos jornais dão conta de confrontos diários que resultam na morte de inocentes." São várias histórias cruzadas, incluindo as dos policiais - logo se estabelece um confronto entre o veterano, Manenti, e o novato, ... - e as dos moradores de Montfermeuil, na periferia de Paris. "Só para lembrar, é em Montfermeuil que Victor Hugo situa a ação de seu romance clássico, Os Miseráveis, que já aborda a desigualdade e a formação da identidade francesa. Victor Hugo não foi apenas um grande nome da literatura, foi um visionário que de alguma forma intuiu o que ocorreria no paÃs. A França sempre teve dificuldade de conviver com seu passado colonial, e hoje a integração dos descendentes de colonizados segue sendo um problema grave."
Um dos episódios, e certamente o mais explosivo de Os Miseráveis, diz respeito ao sequestro de um filhote de leão. A garotada - e um garoto, em especial - se apossam do leãozinho. O dono do circo e seus seguranças reagem de forma brutal, ameaçam iniciar uma guerra. A norma, em Os Miseráveis, é o confronto, nunca a negociação. "Foi por isso que Ladj resolveu iniciar o filme com as imagens da confraternização da Copa do Mundo, com o Arco do Triunfo ao fundo. Aquele é um cenário turÃstico, há uma idealização. O esporte reúne todo mundo, independentemente de raça, condição social ou religião. Mas o congraçamento termina ali. Na sequência começa o confronto.
A cena não existia no roteiro. Foi acrescentada ao cabo de muita reflexão. Todo o processo do filme foi muito reflexivo para a equipe. DiscutÃamos cada cena, suas implicações. Ãamos conscientes de cada intenção. Se o filme passa um sentimento de urgência, de tensão, de nervosismo, é graças à montagem. Participei da escrita e da interpretação, mas sei que o filme toma forma na montagem", diz Manenti.
E Manouté - "Ladj e todos nós conhecemos aquela vizinhança. Era fundamental que o filme passasse a verdade do lugar. A fala, a paisagem, o sentimento em, Os Miseráveis, tudo é fruto da nossa vivência." Os policiais, e o interpretado por Manenti - pintado como um responsável pai de famÃlia -, são abusivos. Outro garoto, não o que sequestra o filhote, possui um drone com o qual filma as meninas trocando de roupa pelas janelas dos apartamentos no prédio popular. A mesma câmera capta o abuso da polÃcia. O garoto do leão é gravemente atingido. Pode morrer. O trio divide-se, parte para o confronto interno. E agora o spoiler - toda a construção dramática de Os Miseráveis converge para o desfecho. Há uma explosão cênica, uma calmaria e, de novo, arma-se o confronto. O garoto mascarado, à maneira do Coringa, e o policial, ambos armados - bomba caseira contra revólver -, estão ali no caminho sem voltas, prontos para explodir.
A beleza desse desfecho está na construção do olhar. Como o espectador recebe a cena. Uma escada. Quem está no topo, quem está abaixo. Manenti e Ladj Ly em nenhum momento criam heróis. O mundo é muito mais complexo que isso, mas o olhar do diretor rompe uma possÃvel imparcialidade e toma partido. Como Manenti e Manouté receberam a reação da plateia carioca a Os Miseráveis? "Em toda parte, e não apenas aqui, o olhar estrangeiro tem correspondido à expectativa. As pessoas compreendem que se trata de um recorte, mas identificam que não é um problema localizado, somente daquela comunidade. Ocorre em toda parte. O mundo está explodindo. Manifestações em toda parte. Me perguntam se o filme é pessimista? Eu creio que é otimista. Só a reflexão, e a mudança dessas estruturas, podem nos salvar."
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.