Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Festival Despertacular promove cultura e arte para população surda

Evento ocorre até domingo (22/12), no Espaço Cultural Renato Russo

Influenciar e motivar a valorização da arte em Libras e da cultura surda, com esse objetivo que o festival Despertacular chega à segunda edição. O projeto que apresenta oficinas artísticas, palestras, teatros, exposições, festa surda, slam do corpo, competição de cinema, cultura negra surda, dança, poesias, literatura surda, sarau e desenho começou nesta quinta-feira (19/12), mas ocorre até domingo (22), no Espaço Cultural Renato Russo, com programação a partir das 9h.

[SAIBAMAIS]A ideia de criar um festival artístico todo focado na população surda veio de duas pessoas: Renata Rezende e Lucas Sacramento depois de uma participação no evento Clin d;Oeil, na França. ;Já pensava em criar um festival antes, mas quando fui para a França e vi como eles faziam lá, pude de estudar como faziam e conhecer melhor como podia ser feito aqui também, com o objetivo de estimular a arte em Libras;, conta Renata.

De acordo com a idealizadora, o Despertacular tem grande importância para os surdos por disseminar a cultura para toda sociedade. ;É a aquisição da identidade surda. É muito importante que tanto surdos quanto ouvintes tenham empatia uns com os outros, realizem trocas de experiências, compartilhem, para que consigamos valorizar a arte em Libras;.

São esperadas mais de 200 pessoas, entre surdos e ouvintes, no festival. Mas para participar é necessário ter conhecimento de Libras, visto que não haverá intérpretes durante as oficinas e atividades.

A organizadora espera empoderar os frequentadores para que vejam que todos são capazes de produzir arte. ;Mostrar que todos são capazes de serem artistas profissionais. Quero que todos possam reproduzir os conhecimentos aprendidos aqui para outras pessoas, que possam também ministrar oficinas, serem atores e atrizes;, completa.

*Estagiário sob a supervisão de Adriana Izel

Serviço

Despertacular

Espaço Cultural Renato Russo (508 sul). Sexta, sábado e domingo, a partir das 9h. Festival de cultura em Libras para pessoas surdas e ouvintes. Inscrições esgotadas. Classificação indicativa livre.