postado em 10/12/2019 04:32
[FOTO1]O compositor e maestro Claudio Santoro, homenageado na abertura da 52; edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em novembro último, volta a ser reverenciado na passagem do centenário, hoje, às 20h, no Cine Brasília. A programação inclui concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e a exibição do filme Santoro ; O homem e sua música.
;Estamos acostumados a dialogar com outras linguagens e esta será uma experiência interessante, notadamente por celebrar com um concerto e o filme, a memória do fundador da orquestra e um dos nomes mais importantes da música erudita brasileira, na cidade onde ele viveu alguns dos melhores anos de sua vida, como compositor, maestro e professor da Universidade de Brasília;, destaca Cláudio Cohen, regente da orquestra e um dos muitos discípulos de Santoro.
Sob a regência de Cohen, a OSTNC, inicialmente, vai executar duas peças de autoria do compositor, Quarta sinfonia e Frevo. ;Essa sinfonia, da década de 1950, é da fase nacionalista de Santoro, na qual explora ritmos brasileiros como samba, frevo e maracatu. Já Frevo é dos anos 1980, de um outro período da obra dele;, lembra. Dirigido por John Howard Szerman, norte-americano radicado no Brasil, Santoro ; O homem e a música traz um panorama de diferentes fases profissionais e pessoais desse artista genial, nascido no estado do Amazonas. A ideia do documentário foi da viúva do maestro a coreógrafa Giséle Santoro, que queria fazer uma peça audiovisual para resgatar a memória do marido, que deixou um legado de 600 obras.
Santoro ; O homem e sua música, que concorreu na mostra competitiva do 48; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2015, e conquistou prêmios da Câmara Legislativa do Distrito Federal nas categorias melhor longa, direção e trilha sonora; Prêmio Exibição TV Brasil e o Marco Antônio Guimarães, conferido pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, para obra que melhor utilizou material de pesquisa.
Santoro ; O Homem e Sua Música
Exibição do filme com a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro hoje, às 20h, no Cine Brasília (entrequadra 106/107 Sul). Ingresso: R$ 12. Os portões serão abertos às 19h15 para idosos e pessoas com deficiência física e, às 19h30, para o público em geral. Classificação indicativa livre