[FOTO1]
Uma experiência de 13 anos na África foi a inspiração da artista plástica carioca que viveu em Brasília Leni Vasconcellos para montar a exposição A boa notícia, em cartaz desde 19 de novembro na galeria Matéria Plástica Arte Contemporânea. A mostra é composta por 16 pinturas e nove desenhos que têm a cultura africana como temática, desde as simbologias religiosas até o colorido do cotidiano.
;A pintura sempre foi algo que me acompanhou. Sempre gostei muito. Mas aguçou mais em mim quando comecei a viajar pelo mundo. Vivi 13 anos na África, primeiro em Camarões, depois, no Togo e, por último, em Benim. Lá percebi que a cultura africana tem tudo a ver com a cultura negra do Brasil. Lá há uma cultura yorubá muito forte, que também tem referências na nossa cultura. Ter tido a oportunidade de morar lá foi muito especial. Fez-me ver as minhas raízes de perto;, avalia, em entrevista ao Correio.
[FOTO3]
Encantada com a experiência e cansada de uma visão sempre negativa da África explorada na grande mídia, Leni teve a ideia de criar a exposição A boa notícia. ;Na verdade, na atual conjuntura, em que o capitalismo selvagem come os pequenos prazeres, a boa notícia é essa... Tudo que ouvimos da África são as tragédias, quase ninguém sabe dessa beleza, dessa vida africana que está escondida;, afirma.
Assim, a artista traz para as pinturas o simbolismo presente nas roupas, no corpo, no modo de viver e na culinária africana, que se apresentam na variação de cores e nas manifestações de ícones artísticos, religiosos e populares. A mostra conta, ainda, com nove pinturas, essas em preto e branco, em que a artista retrata as máscaras africanas, normalmente elaboradas em madeira e usadas em danças tradicionais. As principais inspirações foram as máscaras de Moçambique. ;Achei que retratar a cultura era uma coisa importante para nós brasileiros. Temos que saber, conhecer, ver e respeitar. Isso é o que trago nesta exposição. Trago uma boa notícia, com cores, expressões e um modo de vida diferente, que é muito belo, e que, às vezes, as pessoas não estão preparadas;, completa. Até 1; de fevereiro, data final de visitação da mostra, Leni Vasconcellos pretende promover alguns eventos paralelos, como uma noite de poesia e de comidas típicas africanas.
A boa notícia ; Pinturas e desenhos de Leni Vasconcellos
Matéria Plástica Arte Contemporânea (Condomínio Privê Morada Sul, Rua 23, Casa R 49 ; Altiplano Leste; 98127-5728). Exposição de pinturas e desenhos da artista plástica Leni Vasconcellos com a cultura africana como temática. Visitação até 1; de fevereiro agendada de quarta a domingo. Entrada gratuita. Classificação indicativa livre.