;Quando se sonha sozinho, é apenas um sonho. Quando sonhamos juntos, é o começo da realidade!”
Miguel de Cervantes para Dom Quixote
Momentos cheios de emoção
Entre os vários cursos de formação que o Senac oferece à população, o de confeiteiro é um dos mais procurados da Unidade de Gastronomia. Atualmente com 16 alunos, todos foram desafiados pela instrutora Sonia Takata a realizar, dentro do Projeto Integrador, um evento cujo tema foi casamento.
Cresceram, então, entre toda a turma, a ideia e o desejo de realizar um casamento verdadeiro ;com tudo o que tinha direito;.
Os noivos estavam ali mesmo: os alunos Iramar Fernandes Souza e Delamare Almeida Rocha, que gostaram da ideia e, de imediato, assumiram o grande desafio da professora.
A turma, então, arregaçou as mangas e partiu para a frenética organização da cerimônia e, claro, da recepção que, como proposto e aceito, deveria ser ;de verdade;.
Na quinta-feira (14), o sonho da turma ; e da noiva Iramar e do noivo Delamare ; foi realizado. Um casamento oficial, com cerimônia e recepção para convidados, ocorreu no terceiro andar da unidade Jessé Freire, do Setor Comercial Sul.
;Já realizamos outros casamentos, mas foram bem mais simples. Desta vez, foi um desafio maior e organizamos tudo isso em uma semana. Eu queria ter tido um casamento como esse, com essa qualidade profissional. Os alunos estão na metade do curso e deu tudo certo;, comemorou a instrutora.
A gerente da unidade de gastronomia, Aparecida Oliveira, falou sobre a metodologia da instituição e comentou o resultado de um trabalho de sala de aula que se tornou realidade. ;Os PIs estão se tornando cada vez mais uma estratégia para demonstrar o modelo pedagógico do Senac. É uma unidade curricular transversal, cada vez mais integrada, seja entre nossos cursos, seja em parcerias com outras unidades da instituição. A proposta de casamento é uma experiência muito rica para os alunos e, com certeza, marcante para todos;, frisou.
A cerimônia contou com participação de alunos e instrutores de outros cursos. A instrutora do curso Organizador de Eventos, Aline Costa, reuniu os ex-alunos Edson Magalhães de Carvalho, que, como pastor, celebrou o casamento, e a ex-aluna Vanessa Barbosa Macedo, que fez a decoração do espaço por um valor de baixo custo. ;É fantástico ver a conexão desses alunos com o Senac. Eles têm prazer em estar aqui e ajudar nesse PI. Estão formados e não querem sair daqui;, conta. De garçom e garçonete, participaram cinco estudantes do instrutor Antônio Farias, que serviram as bebidas, salgados, empratados e bolo para os convidados. A instrutora Iracema Santana contribuiu com uma bandeja de salgados.
A noiva ganhou o vestido da instrutora Sônia e a maquiagem e o cabelo foram feitos pelas alunas recém-formada: Isnara Rego Guimarães, maquiadora profissional, e Maria Santana Balbina da Cruz, de cabeleireiro e modelagem e design de penteados, acompanhadas dos instrutores Rafael Pereira Lopes e João de Deus Meira.
A noiva e aluna de confeiteiro contou que era um sonho se casar, pois já morava há nove anos com seu companheiro. ;Eu conversei com ele, praticamente o pedi em casamento, pois partiu de mim. Meus colegas colaboraram com tudo, foi muito especial. Eu sempre ouvi falar bem do Senac, mas não tinha ideia de que era nesse nível. Muitos alunos vieram sem experiência como eu e outros, com alguma ideia do que é a confeitaria e hoje estamos realizando tudo isso;, ressaltou. ;Fiz meus próprios doces e foi a melhor parte, pois fiz com amor;, conta, emocionada. A entrega das alianças foi feita pela filha do casal, Nicole, de 5 anos.