Que o Clube do Choro é um dos maiores palcos do Brasil, é inegável. Por lá, passaram e passam grandes mestres da música brasileira, como Gamela, Reco do Bandolim e Hamilton de Holanda. É justamente neste importante palco que o brasiliense Lucas Tibúrcio reencontra a capital federal, após 14 anos longe da cidade. Hoje, o violonista apresenta seu repertório autoral na tradicional casa.
Além de violonista, Lucas é também compositor e educador musical. Ele saiu do solo candango aos 18 anos para formar-se como musicoterapeuta. Hoje, vive com a esposa, Lola Fernandes de forma nômade, viajando pelo mundo e filmando experiências em meio às viagens.
Lucas Tibúrcio não esconde a alegria de estar de volta à capital. ;A expectativa para este show é grande, é uma felicidade enorme voltar. Eu nasci e cresci aqui. É a primeira oportunidade de apresentar meu trabalho como compositor, me reapresentar para a classe artística aqui de Brasília;, contou o músico em entrevista ao Correio.
Ele utiliza as experiências das viagens em suas composições. ;À medida que eu viajo, vou respirando novas culturas, novos conhecimentos. Tenho adquirido influências ao longo do caminho, em questões rítmicas, temáticas e harmoniosas;, aponta. No entanto, o palco não é algo usual em sua trajetória. ;(O palco) é o lugar em que menos estou. Eu desenvolvo minha música para além dos palcos. Normalmente eu me apresento em hospitais, salas de aula e na internet. Agora estou no palco trazendo essas minhas vivências;.
O espetáculo é composto apenas por músicas autorais de Lucas, que conta que a brasilidade rege essas composições. ;O show é todo autoral, são músicas minhas dos últimos três anos. É um recorte de tudo que tenho, focado mais na música brasileira, na música mineira e nas matrizes afro-brasileiras;, conta.
;Minha veia de compositor expressa o que eu mais gosto. Eu utilizo a música como meio, como forma de transformação;, diz o artista que vê a música como ferramenta, e não como apenas um produto final. ;A música permeia a vida, a nossa existência, quem nós somos. As minhas músicas contam uma história;.
Em família
Para abrilhantar ainda mais a volta de Lucas Tibúrcio à capital, o show contará com participações especiais, como a do violonista de 7 cordas Fernando César, cunhado de Lucas. ;É uma responsabilidade muito grande me apresentar ao lado dele;, diz Lucas. Além do cunhado, Caísa Tibúrcio, atriz, musicista e irmã dele, também se junta debaixo dos holofotes. ;Minha irmã vai fazer uma participação especial em uma música e, logo depois, vai declamar um poema sobre uma realidade triste do sertanejo, sobre a escassez;, revela Lucas Tibúrcio. A cantora Alessandra Terrible também dá as caras entoando a canção Gaiola, de Lucas. Também acompanham o artista Pedro Vasconcellos (cavaquinho), Hamilton Pinheiro (contrabaixo) e Sandro Alves (percussão).
Lucas valoriza o retorno ao palco do Clube do Choro. ;É muito importante. É um palco onde cresci assistindo à minha família e amigos tocando, fui aluno da escola. E, agora, estar lá como artista principal e com minhas canções, é uma felicidade enorme;, finaliza.
*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira
Lucas Tibúrcio no Clube do Choro
Clube do Choro (Eixo Monumental; 3224.0599). Hoje, às 21h. Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Vendas na bilheteria do Clube do Choro. Não recomendado para menores de 14 anos.