Valorização dos artistas brasilienses e fomentação da cultura no Distrito Federal. Esse é o principal intuito com o qual a Mostra Sesc de Música se apresenta para a 4; edição do evento que promove shows com músicos da cidade. Ao todo, serão 16 convidados em quatro dias de festival no Teatro Sesc Garagem.
;O projeto inclui apresentações artísticas e ações formativas. De caráter não competitivo, a mostra de música divulga os trabalhos de compositores, instrumentistas e pesquisadores musicais. Esste tipo de ação fortalece toda a cadeia produtiva da música feita em Brasília e aproxima o público com a produção da música autoral local. São quatro dias intensos de imersão e convivência com a arte musical brasiliense;, destaca Ivaldo Gadelha, assistente da Coordenação de Cultura do Sesc.
Na programação da mostra, nomes conhecidos da cena musical da capital e novas atrações se misturam num caldeirão cultural e sonoro. Frequentadores regulares do Sesc, do Clube do Choro e dos bares do Distrito Federal não se confundem ao escutar o som de artistas como Esdras Nogueira, Vinicius de Oliveira, Dona Gracinha da Sanfona e Carrapa do Cavaquinho. Entretanto, desta vez, os músicos só poderão apresentar trabalhos autorais durante os 25 minutos de show.
;A Mostra de Música é uma vitrine, uma oportunidade para que um novo trabalho seja exposto e apresentado para o público. Abrimos essa porta para os artistas que buscam um caminho singular no mundo da música e convidamos artistas que se destacaram durante o ano;, explica Samuel Araújo, técnico de Cultura do Sesc.
Nesse sentido que o violeiro Cacai Nunes se une, mais uma vez, com o Regional Chora Viola para abrir as apresentações musicais. O artista, que lançou o disco Casa do Chapéu no Teatro Sesc Garagem em 2013, revela ter um grande carinho pelo local e prepara uma apresentação diferente do habitual por estar acompanhado do grupo de choro.
;Tem alguns anos que tocamos juntos em algumas ocasiões, e o entrosamento vem com o tempo. Estamos fortalecendo a questão autoral e o Regional está me dando muita liberdade para explorar o choro. Interagindo com eles, consigo abrir minha percepção musical e conhecer outros universos musicais;, conta o violeiro.
Além da parte essencialmente artística, o evento conta com a oficina No Ofício da Canção, comandada pelo cantor e compositor Túlio Borges, no sábado e no domingo, direcionada para as composições musicais. Com duração de 12 horas, apenas 12 vagas estão disponíveis. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail mostrasescdemusica@gmail.com.
O Sesc Garagem é um palco histórico para a cultura candanga. Este ano ele completa 40 anos de existência ; e resistência ; cultuando as manifestações artísticas brasilienses. ;Vivemos uma grande comemoração para celebrar essas quatro décadas. O Garagem é, desde o início, um local de resistência. A união entre os artistas da cidade a instituição Sesc é diferenciada. Os artistas ocuparam um local inutilizado, pois precisavam de um ambiente para se expressar. Atualmente, esse espaço abriga a arte em toda a sua diversidade estética e comunicacional;, exalta Samuel Araújo.
*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira
Mostra Sesc de Música
No Teatro Sesc Garagem (913 Sul). De hoje até domingo, às 20h. Projeto musical com quatro shows de artistas do Distrito Federal por noite. Ingressos devem ser retirados uma hora antes do evento começar, mediante a doação de 1kg de alimento.
Programe-se
Hoje
; Cacai Nunes e Regional Chora Viola
; Carrapa do Cavaquinho
; Junior Ferreira
; Vinicius de Oliveira
Amanhã
; Lídia Dallet
; Marlene Souza
; Dona Gracinha da Sanfona
; Simone Guimarães
Sábado
; Esdras Nogueira
; João Pedreira
; Haynna e os Verdes
; Sandrox
Domingo ; 6/10
; Marcus Moraes
; Saci W;r;
; Carlos Pial
; Banda Feijão