Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Violonistas de aço



Ao longo do tempo, no segmento da música instrumental do país, houve o lançamento de discos gravados por duos de violonistas 7 cordas solistas ; sempre um tocando violão com cordas de nylon e o outro violão com cordas de aço. Há aquele considerado clássico: o que reuniu dois mestres de diferentes gerações, Dino 7 Cordas e Raphel Rabello.

Em 2018, para celebrar o centenário de Dino 7 Cordas, os violonistas Rogério Caetano e Gian Correa se juntaram para gravar o álbum 7. Este projeto, porém, diferencia dos demais por um detalhe. Embora tenham seguido a mesma técnica e a sonoridade, desenvolvidas por Dino em sua escola como acompanhador, ambos utilizaram violões com cordas de aço.

;O trabalho reúne pela primeira vez na história fonográfica brasileira dois violonistas de 7 cordas de aço solistas;, ressalta Rogério Caetano. Ele e Gian Correa lançam o CD em show amanhã e sexta-feira no Espaço Cultural do Choro. ;O disco foi indicado ao IMA (Independent Music Aardas), nos Estados Unidos, em duas categorias, Best Instrumental Álbum e Best Tribute Album.

Entre as faixas, há composições de Rogério, como Agora é hora e Pingo de ouro; duas de autoria de Gian, O tema tá chegando e Rogerinho no baile; e parcerias dos dois, Matiriá e Valsa para Dino. Há ainda a regravação de Assanhado (Jacob do Bandolim), Sem compromiso (Geraldo Pereira) e Aperto de mão (Dino 7 Cordas).

Durante o show haverá intervenção do jornalista escritor Lucas Nobile, autor de Raphael Rabello: O violão em erupção, biografia do violonista carioca, que baterá papo com a plateia. O livro, no qual ele faz um mergulho histórico, informativo e analítico sobre a obra do músico, traz material iconográfico inédito. (IRL)



Rogério Caetano e Gian Correa
Show de lançamento do CD 7, amanhã e sexta-feira, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia para estudante). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0559.