Um dos maiores festivais musicais do mundo, o Rock in Rio é reconhecido pelas grandes atrações que se apresentam no evento no Palco Mundo, mas também por revelar novos artistas para a cena musical ; principalmente os brasileiros.
Com sete dias de música (27 a 29/9 e 3 a 6/10), muitos shows serão realizados nos 10 espaços disponíveis no complexo do Parque Olímpico, conhecido como Cidade do Rock. Confira alguns nomes musicais para ficar de olho durante os dois finais de semana no festival realizado no Rio de Janeiro.
O Detonautas Roque Clube é uma das famosas bandas de rock no Brasil e se apresenta pela terceira vez nos palcos do Rock in Rio, sendo, desta vez, com a participação da banda Pavilhão 9 ; conhecida pelas máscaras e letras de protesto. O show, que tem tempo estimado de uma hora, contará com um repertório trazendo os clássicos da banda como Mercado das almas, Olhos certos e a recente Ilumina o mundo.
;Ficamos felizes em compartilhar o palco com o Pavilhão 9, uma banda que esteve presente no Rock in Rio em 2001, com uma mensagem bastante revolucionária e que está retomando a carreira fazendo novas experiências musicais. Faremos uma grande surpresa no palco homenageando uma banda que os dois grupos gostam muito;, revela Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas.
;Sempre encarei o rock como uma ferramenta de protesto, questionamento e transgressão. O rock teve esse viés em todos os momentos políticos e sociais do Brasil. Nossa missão é fazer uma reflexão sobre as coisas que vêm nos dividindo e passar uma mensagem para que as pessoas se reconectem com uma energia positiva. Vai ser um repertório pra cima, forte, que vai balançar o público presente;, afirma Tico.
A banda carioca Os Caras e Carol é uma das recentes descobertas musicais no Brasil. Com influências do rock e da soul music, o quarteto formado por Carolina Coutinho (vocais), Leonardo Maciel (baixo), João Loroza (guitarra) e Ruvício Santos (bateria) se apresenta nos sete dias de festival. O resgate dos ideais do rock e a mistura com outros ritmos darão o tom do show.
;É uma coisa surreal, não parece de verdade. Estamos nos preparando e pesquisando o máximo que podemos para entregar o melhor show possível com um repertório novo, com composições falando diretamente do coração. A expectativa é grande, queremos viver o momento e sentir diferentes energias;, conta Carol.
O duo Abronca, formado pelas cantoras My e Jay, surgiu após uma apresentação teatral nas favelas do Rio de Janeiro. As artistas resolveram migrar do cênico para o musical, investindo no mundo do rap e do trap. Com canções que visam à representatividade feminina nos palcos, a dupla está empolgada para apresentar as letras que nasceram das comunidades e surgem em tom de protesto.
Inéditas
;Tem muita dança, desde o funk antigo ao hip-hop e uma linda homenagem a Marielle Franco, que sempre carregamos em todos os nossos shows. Tem músicas inéditas, tem músicas antigas, tem emoção e descontração também. A principal mensagem é que nunca devemos nos calar e tentamos mostrar tudo isso em cima do palco com o microfone na nossa mão. O show vai ser um grande espetáculo;, afirma Jay.
Gabriel Elias, um dos recentes nomes do reggae brasileiro e dono do hit Fiz esse som pra você, também se apresenta no Rock in Rio. A diversidade musical presente nos palcos faz com que o artista se empolgue com a oportunidade de mostrar novidades, que surgem a partir do mix de sonoridades. ;Vamos apresentar e tocar os maiores sucessos, levar a nossa verdade musical e colocar aquela pitada do rock nesse reggae. É uma concretização, é um carimbo na carreira. Poder estar ali levando o nosso som e a nossa mensagem é mágico.;
*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira
Programe-se
Duo Abronca
; Espaço Favela ; 27 de setembro
Detonautas Roque Clube e Pavilhão 9
; Palco Sunset ; 28 de setembro
Gabriel Elias
; Palco Supernova ; 29 de setembro
Os Caras e Carol
; Highway Stage ; 27, 28 e 29 de setembro e 3,4,5 e 6 de outubro