Ronayre Nunes
postado em 05/09/2019 20:47
No começo da semana, a cantora Anitta preocupou os fãs ao cancelar a gravação de um programa que faria na TV. O motivo: estafa. Caracterizada como uma reação de extrema exaustão do corpo, o problema que a artista teve está muito mais próximo do cotidiano da maioria da população.
O Correio bateu um papo com a psicóloga-chefe do aplicativo Fala Freud, Sabrina Ferrer, para entender um pouco mais sobre o problema, e especialmente como evitá-lo. ;Na realidade ela é mais próximo de um tipo de esgotamento, associada a questão do estresse, ela (a estafa) não é uma doença, ela é uma reação do organismo a fatores estressantes;, esclarece.
Ainda segundo Ferrer, muitas vezes, a reação é confundida com a síndrome de burnout, especialmente pelo contexto histórico: ;O burnout já existe há muito tempo, mas era muito mais comum visualizar essa reação em um determinado grupo de profissionais que sofrem uma pressão diária, como policiais, bombeiros. Por isso, a síndrome está mais ligada a questão do trabalho da profissão. A estafa pode ser qualquer situação, problemas em casa, no relacionamento. Mas ambas são muitas semelhantes em questão de prevenção e sintomas;.
Na prática
O problema da estafa chegou até uma grande celebridade, porém, segundo a psicóloga, a estafa está intimamente ligado a um estilo de vida estressante e sem a devida atenção aos sinais de cansaço do corpo ; que acomete grande parte da sociedade: ;Muito da questão da Anitta reflete um problema sério que acomete muitas pessoas, é um momento de alta cobrança muito forte na sociedade e as pessoas acabam esquecendo de olhar para si mesma. Tem vários sinais e as pessoa podem prevenir;.
Mas como perceber a estafa antes que seja tarde demais? Segundo Sabrina, a ideia é ter atenção ao corpo e nunca tentar extrapolar os limites de cada um. ;(A sugestão é) se atentar a si próprio. Vivemos muito no automático, e se não ouvimos esses sinais o corpo em relação ao cansaço, eventualmente ele paralisa. Uma das principais questões está relacionada a imunidade, as pessoas que estão sempre gripadas, tem falta de ânimo, perda de cabelo, e até mesmo um isolamento social, é um cansaço constante, chega a ser extremo. Isso é um sinal de alerta e pode significar a busca de ajuda por um profissional;.