O Coletivo e Editora artesanal AVÁ seleciona 30 artistas do Distrito Federal para desenvolver obras artesanalmente junto a editora de livros. O projeto Do poema ao livro tem como foco os poetas moradores das periferias da capital e que ainda não possuem obras publicadas no mercado. As inscrições, de 1; de setembro a 13 de outubro, são realizadas de forma on-line e gratuitas e apenas maiores de 14 anos podem participar da seleção.
Para disputar a vaga, além da idade, o participante deve enviar 30 poemas em formato Microsoft Word (.docx) e comprovante de residência atualizado (digitalizado ou fotografado). Mais informações no edital do projeto.
Com apoio do FAC, o objetivo do projeto é difundir a literatura e dar oportunidade aos autores de participarem da cadeia de produção dos livros. "A ideia é ser uma grande incubadora de novos poetas editores. Se existe uma lacuna no que se refere a cursos para a produção de livros autorais/artesanais, em especial de obras literárias poéticas, na periferia, ela é maior. Os artistas não têm condições financeiras para se publicarem. É caro e é ainda um processo muito velado, de difícil acesso", conta Natália Cristina Ancieto, idealizadora do projeto, em release.
Os selecionados farão o curso, ministrado no CEU das Artes do Recanto das Emas, entre março e maio de 2020. As aulas terão atendimento especializado a pessoas com deficiência, pois 20% das vagas do edital são destinadas a eles. Ao final do curso, os 30 selecionados terão 40 exemplares da própria obra e uma coletânea em edição luxo com poesias de todos os que participaram do projeto.
Serviço
Do poema ao livro ; Produção de livros artesanais/autorais
Inscrições gratuitas de 1; de setembro a 13 de outubro por meio deste link. Resultado no dia 18 de novembro. Aulas entre os dias 7 de março de 2020 e 24 de maio de 2020 no CEU das Artes do Recanto das Emas. Mais informações no edital.