Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Kleber Mendonça Filho parabeniza Karim Ainouz por escolha para o Oscar

'É um grande cineasta brasileiro. Feliz por ele', escreveu o diretor nas redes sociais

.

;Estar nessa corrida junto com um filme tão especial como Bacurau, que também vem tendo grande reconhecimento por onde passa, só engrandece o valor dessa indicação;, afirmou Teixeira.

[VIDEO1]

Esta é a segunda vez que Mendonça Filho perde a indicação. Em 2016, Aquarius, o favorito na época, foi preterido pelo melodrama Pequeno segredo, de David Schurmann (que integrou a comissão de seleção deste ano). A escolha foi apontada como uma represália, já que a equipe de Aquarius, quando da premi;re do longa em Cannes, fez um protesto ;contra o golpe em curso no Brasil; ; o festival ocorreu às vésperas do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Sétimo longa-metragem de A;nouz, A vida invisível será lançado em 19 de setembro em capitais do Nordeste para ficar de acordo com as regras de competição da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que aceita inscrições de títulos lançados até setembro em seus respectivos países. Nas demais regiões do país, o filme estreia em 31 de outubro. Nos EUA, o drama de época será distribuído pela Amazon Studios. O longa já foi vendido para mais de 30 países. No Brasil, a primeira exibição será nesta sexta (30), no Cine Ceará.

A indicação brasileira é apenas o início do caminho de A vida invisível rumo à 92; edição do Oscar. Dezenas de países estão escolhendo seus respectivos representantes. Uma lista com nove semifinalistas será anunciada pela Academia até o fim deste ano. Os cinco finalistas serão revelados, assim como os indicados das demais categorias, em 13 de janeiro. A cerimônia de premiação será em 9 de fevereiro.