Diversão e Arte

360 Graus

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 28/08/2019 04:08
Osório Adriano e sua Silvinha
Piano Brasileiro apresenta Cristian Budu, um dos maiores pianistas da atualidade, que fará uma única apresentação no sábado, 14 de setembro, às 20h, no Auditório do Centro Cultural ADUnB. No repertório, obras de compositores brasileiros e estrangeiros, como Villa-Lobos, Guarnieri, Schumann e Chopin.





O patriarca que viu Brasília nascer

Em Uberaba, onde nasceu, em 10 de julho de 1929, foi moldado o caráter e a educação do jovem Osório Adriano Filho.

O pai, cujo nome carregou e honrou por toda a vida, além de educador severo e empenhado na tarefa de emprestar ao mundo um verdadeiro cidadão, teve a alegria de assistir à evolução do filho, ao lado de dona Maria Sabina da Silva, sua companheira nos cuidados com a formação da família. Graças à bagagem que carregou por toda a vida pessoal e profissional, uma carga genética digna das tradicionais famílias mineiras, o menino Osório Filho chegou onde sonhava: o ápice de sua carreira.

Formou-se em engenharia civil pela Universidade de Miami, Flórida, nos Estados Unidos, na década de 1950.

JK cumpriu o sonho de Dom Bosco, a Constituição Federal e o prometido ao Toninho da Farmácia, que fez a pergunta que mudou o rumo do Brasil, durante um comício na cidade goiana de Jataí. Respondeu que faria, sim, a transferência da capital do Brasil, do Rio de Janeiro, ;para outra localidade;, cumprindo o artigo da Constituição de 1946, que determinava a transferência da capital, mas não definia data para a conclusão dos trabalhos.

Foi aí que entrou o pioneiro, o jovem idealista Osório Adriano Filho, que, deixando de voltar para o exterior para terminar seus estudos pós-universidade, optou por atender ao convite feito e chegar ao ainda árido Planalto Central ;de mala e cuia;.

O engenheiro civil, de mangas arregaçadas para participar da construção da nova capital, enfrentou muita luta, muito trabalho e sacrifício, em meio à poeira e ao barulho dos tratores, escavadeiras, canteiros de obras, pranchetas, plantas baixas e elevações arquitetônicas. Não parou mais. Transitou em todos os órgãos, sindicatos, federações, conselhos, associações, comissões, até que chegou à política.

Empresário de sucesso, em 1985 foi um dos fundadores do Partido da Frente Liberal (PFL) em Brasília, tornando-se também presidente do diretório regional do partido.

Em 1990 foi eleito deputado federal pelo Distrito Federal levando consigo, desde o início de sua vida pública, uma bagagem importante e marcante para uma carreira política.

Ao lado de Sílvia Rita Naves Adriano, a pequena Silvinha, com quem teve três filhos, Osório Adriano Neto, Maria Teresa e o saudoso Fernando, o patriarca chegou aos bem-vividos 90 anos de idade, com o mesmo amor ao trabalho, dinamismo e a lucidez de um homem que fez da vida o seu campo de batalha, onde as derrotas serviram de reforço para continuar na luta, deixando prevalecer as vitórias e a certeza de que tudo, em todos os tempos e em todos os lugares por onde passou fez cada percalço, cada passo valer a pena.

Aqui registramos a homenagem e o respeito desta coluna que, seguindo seu exemplo, nutre por esta cidade que Osório Adriano Filho ajudou a construir o maior amor do mundo.




PAINEL


Iniciativa que vai revolucionar // Brasília terá um dos maiores complexos de cinema do Brasil, com 14 salas no Boulevard Comercial do Complexo Multiuso da Arena BSB, que inclui o Estádio Mané Garrincha, o Ginásio Nilson Nelson e o Complexo Aquático. A maior operadora de cinemas da América Latina e segunda maior do mundo em público, a mexicana Cinépolis, anunciou ontem sua chegada a Brasília, quando foi assinado o contrato com a Arena BSB, responsável por aqueles espaços. Serão 14 salas de cinema, em diferentes formatos. Será o maior cinema da cidade e um dos maiores do Brasil. ;O governador Ibaneis Rocha tem grande satisfação de receber a Cinépolis. Isso só engrandece Brasília;, afirmou o vice-governador, Paco Britto . ;Brasília está pronta para receber iniciativas como essa. A assinatura de hoje demonstra que a nova Brasília acolhe novos investimentos. Estamos trabalhando muito para trazer o que há de melhor para a nossa cidade;, comentou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.
As obras estão previstas para começar em 2020. O número de salas poderá chegar a 20, com espaço kids, salas VIP e um drive-in. ;Nós não vendemos um espaço para assistir filmes, nós vendemos experiências;, garantiu Luiz Gonzaga de Luca, presidente da Cinépolis Brasil. Estiveram presentes ao ato de assinatura: o embaixador do México, José Ignácio Piña Rojas, o presidente da Cinépolis Brasil, Luiz Gonzaga de Luca, o vice-governador Paco Britto,o presidente do Arena BsB, Richard Dubois; a secretária Vanessa Mendonça e o embaixador Pedro Luiz Rodrigues, secretário de Relações Internacionais do DF (foto).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação