Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Os simbolismos do futebol

Ilustrado por um campo de futebol, o livro Os nomes da rosa, escrito pelo baiano Marcelo Torres, aborda a relação de amor e ódio vivida pelos brasileiros quando o assunto é futebol. Para alguns, o esporte é uma poesia que enche os olhos ao assistir, para outros é o motivo das discussões e desentendimentos entre os amigos, para outros um sonho distante. Apegado a esses sentimentos, o escritor apresenta em 14 crônicas as emoções que o futebol provoca nos amantes.

Desde pequeno, o jornalista se arriscava como jogador amador. Vindo da Bahia e morador de Brasília, o torcedor do Vitória resolveu unir os amores em um único lugar. ;Eu fui um menino brasileiro que jogou muito durante a adolescência. Com certeza o futebol é uma das minhas paixões e, com Os nomes da rosa, fiz uma tabelinha entre duas paixões: a literatura e o futebol;, conta o escritor.

A fagulha que o motivou a correr atrás de publicar o livro foi a ideia de um amigo que o aconselhou a fazer um livro de crônicas sobre futebol. ;É como se o futebol fosse uma metáfora do mundo, tem uma coisa lúdica, de brincadeira, de jogo. É também um negócio multilateral de milhões de coisas envolvidas;, afirma.

O título escolhido para a obra também é extremamente poético. ;Na verdade, a palavra rosa traz diversos significados, os mais visíveis para nós é o nome dado a uma mulher, a uma flor e a uma cor. No entanto, para os livros de símbolos, ela dá nome a várias coisas, como a paixão. A rosa abre um leque de leituras que eu quero fazer com o futebol;, conta Marcelo.

*Estagiários sob supervisão de José Carlos Vieira



Os nomes da rosa
Lançamento segunda-feira, 19, das 18h30 às 22h30. Local: Restaurante Carpe Diem, 104 Sul. Editora: Lura Editorial. Páginas: 112. Entrada franca. Classificação indicativa livre.