Começa hoje e vai até o sábado (17), o curso de Formação em Coaching, da Febracis (FCIS), uma imersão no Coaching Integral Sistêmico, metodologia criada por Paulo Vieira, PhD em Coaching e autor do best-seller O poder da ação. O primeiro módulo do curso acontece de 14 a 17 de agosto, no Edifício Parque Cidade, no Setor Comercial Sul, e será ministrado pela Master Coach Malu Albuquerque, das 9h às 20h. O segundo módulo do curso será de 11 a 14 de setembro.
Para se despedir da grande amiga
Divulgadora em potencial das ;coisas de Brasília;, como costumamos dizer neste espaço, o que fazemos com o maior prazer e orgulho, sempre temos um motivo que nos leva a não nos sentirmos fazendo algo nem tão prazeroso assim: despedir-se de alguém que deixou, de forma marcante no dia a dia de Brasília, a sua presença, seu trabalho, sempre à frente do órgão que representa.
Essas personagens são aquelas que aqui estão, para ocupar as representações diplomáticas de seus países, junto ao governo brasileiro. Aqui chegam tímidos, retraídos e, na sua maioria, com dificuldade para entender e absorver, a curto prazo, nosso idioma. Verdadeiras heroínas, as embaixatrizes, principalmente, são levadas a se imiscuir no meio social, mesmo com essas limitações naturais, que só o carinho e a solidariedade das brasilienses levarão ao um bonito desfecho.
Pronto! Novas e efusivas amizades, muito carinhos e vontade de trazer para o cotidiano da cidade as novas amigas, tudo vai dando certo, evoluindo a cada dia, a ponto de ;abrasileirarem-se; em pouco tempo.
Mas, um dia, depois de tantos trabalhos sociais dirigidos às populações carentes, depois de encontros culturais, com palestras sobre seus países de origem, mais a apresentação da gastronomia e do artesanato dos mesmos, eis que chega o tempo de partirem.
Esse é o momento crucial daquela trajetória de amizade e companheirismo que, por força de uma carreira que sabidamente exigirá tal despedida, nunca queremos que chegue a hora.
Foi o caso das embaixatrizes de Angola, Neogilda Eduardo Cosme, e da Guatemala, Rosa Maria de Martine, a Rosita. A anfitriã aproveitou o encontro para as boas-vindas às novas embaixatrizes do México e da União Europeia.
De partida, depois de muitos anos servindo seu país no Brasil, sediados em Brasília, ambos foram alvo de uma carinhosa despedida organizada pela companheira Miriam Polito de Fabiancic.
Na quarta-feira (7), Miriam reuniu um pequeno grupo de amigas em sua casa, no Lago Sul, para uma confraternização animada, para disfarçar a dorzinha no coração que as despedidas acarretam. Música caribenha comandada pelo DJ angolano Daniel Pasteizinhos feitos pela dona da casa, junto a outras delícias, mais um pequeno show de tango de Nick Fabiancic e Míriam completaram a tarde de despedidas.
PAINEL
Mulheres empreendedoras / O Brasil ainda pode melhorar muito o mercado de trabalho, ainda bastante desigual. Segundo a Pesquisa Mulheres, Empresas e o Direito 2019, o país pode avançar em quatro indicadores: capacidade das mulheres de escolherem os empregos que quiserem; capacidade de retornar ao trabalho após ter filhos; empreendedorismo feminino; e capacidade de receberem pensão em relação a benefícios concedidos pelo governo aos trabalhadores. É o que conclui estudo do Banco Mundial, apresentado no primeiro Seminário Mulheres, Empresas e o Direito ; Uma Visão Internacional Comparada. O encontro ocorreu na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), na segunda-feira, em Brasília.
O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, participou da mesa de abertura do encontro, representando o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Maia apontou que a primeira Câmara lançada na sua gestão foi a de mulheres empreendedoras e gestoras de negócios, exatamente pela força da mulher e pela importância que ela exerce na sociedade. ;É muito gratificante para nós, da CNC e da Federação do Comércio, participar deste evento com parceiros de destaques, que sempre estão envolvidos nas causas que promovem o desenvolvimento econômico e social do país;, apontou.
PINCELADAS
De Brasília para a Inglaterra. O diplomata brasiliense Marco Farani (na foto com a esposa Donatella) foi transferido para Londres, para assumir a chefia da Representação do Brasil junto aos organismos internacionais naquela capital. Segue cheio de planos e sonhos, para levar, lá fora, cada vez mais o nome de seu país de origem. Já deixam muitas saudades.
Depois de aproveitar as férias de julho com a família, em seu belo apartamento em Miami, Gitana Lira (foto) já está de volta para o aconchego das amigas, matando as saudades e contando as novidades.