No dia 7 de agosto de 1942, abaixo do céu de Santo Amaro (como diz a música), pequena cidade da Bahia, nasceu Caetano Emanuel Teles Veloso, músico consagrado da MPB que comemora nesta quarta-feira (7/8) o septuagésimo sétimo aniversário.
Ao longo dos 77 anos de vida, Caetano compôs canções como Leãozinho, Não enche, Trem das cores e Reconvexo. Muitas delas se tornaram trilha sonora de novelas e encantaram o público. A abertura de A força do querer, drama escrito por Glória Perez, foi embalada ao som de O quereres, lançada em 1984. Outra canção escolhida foi Meia lua inteira, de 1968, participando do tema da novela Tieta, de Agnaldo Silva.
Homenageando o baiano, artistas como Daniela Mercury, Nando Reis, Ivete Sangalo, Gal Costa e Carlinhos Brown parabenizaram o amigo por meio do Instagram. A mulher do músico Paula Lavigne felicitou o marido em um post curto onde citou a sogra, a já falecida Dona Canô.
[VIDEO1]
O próprio Caetano filosofou sobre a data nas redes sociais. ;Eu sigo ;moleque;. Eu sei que sou velho, mas estou curioso para experimentar a velhice. A verdade é que, se não houver muitas desvantagens, nunca se é velho: a pessoa que você é ainda é o que você tem sido. Eu tenho muitas coisas dos meus 14 anos. E, claro, da minha infância. As coisas mais importantes acontecem quando somos muito novos;, comenta.
O trabalho mais recente do santo-amarense é o álbum Ofertório, lançado em maio de 2018. Em setembro, a turnê do músico passará pelos palcos internacionais de Bogotá (12), Barranquilla (14), Medellín (16), Buenos Aires (20), Rosário (22), Montevidéu (24) e Santiago do Chile (26). Em outubro, as apresentações retornam ao Brasil e agitam o público de Belo Horizonte (4), Salvador (25 e 26), São Paulo (23) e Rio de Janeiro (30).
[VIDEO2]