A história do norte-americano Edward Snowden, ex-analista da Agência Central de Inteligência (CIA - em inglês) e ex-agente da Agência de Segurança Nacional (SNA - em inglês), chega às livrarias mundiais em 17 de setembro na obra Permanent record (ainda sem tradução para o português). Este é o primeiro livro de autoria do homem acusado de espionagem contra os Estados Unidos e por ter colocado a segurança da nação em risco.
O CEO da editora Macmillan Publishers dos EUA, John Sargent, afirmou, em material de divulgação, não haver melhor hora para a publicação do livro. “Este é um momento crucial para lançar o livro, já que as ameaças contra Snowden foram redobradas, agora no setor privado, e isso demanda resposta e ação", disse.
Em sua conta no Twitter, Snowden anunciou a publicação com um vídeo. “Tudo o que fazemos hoje é para sempre, não porque queremos lembrar, mas porque não temos o direito de esquecer”, afirmou. Ainda no post, ele se diz arrependido por ter participado da criação do sistema de segurança norte-americano. “Ajudar a criar este sistema é do que mais me arrependo”, concluiu.
A tradução e a publicação do material no Brasil e em outros países da Amércia Latina ficam por conta da editora Planeta. O grupo também é responsável por lançar o livro de Snowden em mais de 20 países, entre eles Portugal e Espanha.