Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Exposição de Tarsila do Amaral quebra recorde de público no Masp

Mais de 402 mil pessoas passaram por 'Tarsila Popular' em três meses de exposição

O Museu de Arte de São Paulo, o Masp, recebeu de 5 de abril a 28 de julho a exposição inédita "Tarsila Popular", que bateu o recorde histórico com o maior público dos últimos 20 anos do museu: mais de 402 mil visitantes.

A atração desbancou a mostra do pintor francês Claude Monet que reuniu 401 mil pessoas em 1997, de acordo com nota oficial do museu.

O Masp teve que ampliar o seu horário de funcionamento para atender a demanda e registrou filas de espera que chegaram até 6 horas.


"Társila Popular"


Com a curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, a exposição reuniu cerca de 120 trabalhos da artista e marcou o retorno das obras da brasileira a São Paulo, após temporadas em museus em Nova York e Chicago (EUA).

O quadro mais famoso e também o mais disputado para selfies na exposição é o "Abaporu" (1928), considerado um dos pilares da arte modernista no Brasil a partir de 1922. O nome "Abaporu" é indígena e significa "homem que come gente".

A artista foi um dos expoentes no movimento antropofágico e produziu, sob forte influência da cultura europeia, obras com olhar singular sobre o Brasil e os brasileiros.