Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

360 graus

Para aprender a comandar o "arraiá"

A festa junina é uma das mais típicas do Brasil. Faz parte da identidade brasileira. A quadrilha junina é um dos momentos mais esperados desse grandioso evento que, no mês de junho, recebeu uma atenção especial dos alunos do Centro de Ensino Médio 1 de Brazlândia/DF (foto).

O clima de arraial dominou a escola pública. Durante os meses de maio e junho, cerca de 120 estudantes do ensino médio participaram das oficinas gratuitas para grupos quadrilheiros, realizadas no auditório da escola. Foram realizados 12 encontros com aulas práticas e teóricas. Com aulas semanais, os alunos recebem noções de montagem de coreografias e enredo, interpretação, dança junina tradicional, músicas, indumentárias e cenários.

O arte-educador Willys Araújo é quem ministra as oficinas para grupos quadrilheiros, divididos em três grandes grupos que irão competir na tradicional festa junina do Centro de Ensino Médio 1 de Brazlândia, no dia de São Pedro, 29 de junho, a partir das 19h. Os jurados serão da Secretaria de Educação e da Regional de Ensino de Brazlândia, que vão avaliar as apresentações nos quesitos Coreografia, Figurino, Casal de noivos, Conjunto e Repertório, entre outros.

Segundo Willis, o trabalho em equipe com os estudantes tEm sido muito proveitoso, pois ;Um dos grupos formados pelos alunos tem interesse em se formalizar e competir no DF e em outros estados como quadrilha profissional. Estamos apoiando e assessorando esse grupo para concursos oficiais. As oficinas tem exatamente o objetivo de fortalecer a cultura popular na região;.

Com o apoio da Administração Regional de Brazlândia e o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF), Secretaria de Cultura e Economia Criativa as oficinas fazem parte do projeto Sertão Central, da Rádio Comunitária Veredas de Brazlândia/DF. Uma forma de destacar a força do Homem do campo, a religiosidade e a exaltação do trabalhador de colheitas.

Festejos juninos coincidem com a época de colheita comemorada ao redor de uma fogueira, herança dos portugueses, colonizadores do Brasil. Surgiram músicas diferentes, ritmos nordestinos com influências africanas que moldaram a cultura da festa do interior que aquece os corações das pessoas.

>>PINCELADAS

; Na segunda-feira (24), o Restaurante Sallva abrirá as suas portas, para os convidados para o lançamento da 9; edição do Festival de Inverno do Pontão. Das 19h às 22h.

; O Centro de Atendimento ao Turista da Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, recebeu visitas que alegraram e coloriram a cidade. Os grupos Tholl e União Gaúcha, ambos de Pelotas (RS), que vieram para participar da Expochê, foram conhecer esse espaço criado para receber bem os turistas. Além da Praça dos Três Poderes, a Secretaria de Turismo os levou para um tour pelo Pontão e outros pontos da cidade (foto). Ficaram encantados com as belezas da nossa capital.

; O jovem piloto Pedro Clerot (foto) venceu, no sábado (15), a 5; etapa da Copa São Paulo Light de Kart, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). O brasiliense, da equipe Dibo Kart Team, é o novo líder na categoria Júnior Menor.