Dois outros lançamentos consagrados à reflexão sobre o autoritarismo, a democracia e os rumos do Brasil contemporâneo chegam às prateleiras este mês. Em Sobre lutas e lágrimas ; Uma biografia de 2018, o jornalista Mário Magalhães compila uma série de textos sobre os fatos que marcaram o país no ano das eleições mais polarizadas desde a redemocratização. Professor de história na Universidade de Yale, o norte-americano Timothy Snyder analisa como uma sucessão de eventos interconectados mundialmente levou às mudanças que ameaçam as democracias da Rússia aos Estados Unidos. Na contramão da liberdade ; A guinada autoritária nas democracias contemporâneas propõe a oposição entre ideias como individualismo ou totalitarismo, verdade ou mentira, igualdade ou oligarquia e integração ou império para compreender o mundo de hoje.
Para Mário Magalhães, 2018, que, no prólogo, ele chama de ;o ano que tão cedo não vai terminar;, será lembrado, em 50 anos, como hoje os brasileiros se lembram de 1968. ; É um ano cujas consequências vão perdurar por muito tempo no Brasil, seja em matéria de política, de trabalho, impactos sociais, seja em conflagrações na cultura e nas artes. Por isso resolvi preparar um livro sobre esse ano. Escrevi um livro indignado para um tempo que exige indignação;, contou o autor em entrevista concedida ao Correio em março, quando veio participar da série Diálogos contemporâneos.
Em ordem cronológica, Magalhães, autor também de Marighella ; O guerrilheiro que incendiou o mundo, se debruça sobre os fatos mais marcantes de 2018, como a morte de Marielle Franco, a prisão de Lula, a greve dos caminhoneiros, a Copa do Mundo e as eleições. Boa parte dos textos foram publicados no site The Intercept e passaram por uma revisão antes de serem reunidos em livro.
Em seis capítulos, cada um dedicado a um ano e levando em conta, principalmente, a Rússia e os Estados Unidos, Na contramão da liberdade é uma verdadeira aula de história e ciência política ministrada por Timothy Snyder. Ao tentar compreender como fatos como a invasão da Ucrânia (2014), a falência da democracia na Rússia, a eleição de Donald Trump e a construção do que chama de ficção política em vários países prenunciam o fim dos sistemas democráticos, Snyder faz uma análise profunda dos tempos atuais.
Na contramão da liberdade ; guinada autoritária
nas emocracias contemporâneas
De Timothy Snyder. Tradução: Berilo Vargas. Companhia das Letras, 432 páginas. R$ 79,80
Sobre lutas e lágrimas ; Uma biografia de 2018
De Mário Magalhães. Record, 322 páginas. R$ 43,10