Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Para conhecer novos trabalhos



O Espaço Cultural Renato Russo recebe hoje, das 10h às 22h, a feira Dente de publicações alternativas. É a quinta e maior edição do evento, que conta também com atividades formativas como oficinas e debates. O projeto tem, neste ano, auxílio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e entrada gratuita.

;É um evento voltado para publicação alternativa, autopublicações, publicações fora desses temas mais tradicionais de mercado, com baixa tiragem e feitos, na maioria das vezes, de maneira artesanal;, explica o organizador Lucas Gehre. ;Quem organiza também é publicador, cada um de nós tem um projeto editorial;, completa.

Lucas faz parte do coletivo composto por oito pessoas e responsável pela organização da Dente. ;Nos organizamos de maneira mais horizontal, as decisões são discutidas em grupo. A cada ano alguém fica responsável por alguma parte do evento;, pontua Tais Koshino, artista visual e uma das organizadoras.

Em 2019, ela ficou à frente do Prêmio Dente de ouro, que será anunciado durante a feira, por volta das 16h. ;O prêmio está bem legal neste ano, foram quase 300 inscrições para as três categorias: zine, quadrinhos e poesia, que é nova. Tivemos uma política de isenção de taxas para pessoas negras e trans mandarem as publicações e participarem também;, explica.

O ganhador de cada categoria recebe prêmio de R$ 1 mil e um troféu típico do evento, feito pela ourives Thelma Avianie: ;É um broche. Foi uma ideia que a gente teve, e a pessoa pode usar por aí;, diz Lucas Gehre. Para quem quiser visitar a feira, ele exemplifica o tipo de publicação que estará lá: ;São bem variados, desde aquele zinão punk e xerocado até publicações refinadas, com técnicas especiais de impressão. Tem publicações que se aproximam de áreas como literatura e poesia, fotografia também.;

Neste ano, a Dente reúne cerca de 80 expositores. ;Mais ou menos metade é de fora do DF;, garante Lucas. ;Nosso objetivo é ser uma feira com escopo nacional. Queremos incluir Brasília nesse circuito de feiras alternativas que vem se consolidando no Brasil. Tem muita gente produzindo principalmente zines que são bem variadas mas muitas vezes em tiragens pequenas, que acabam rápido;, pontua. Tais reforça a importância do evento e destaca dois jurados do prêmio que vieram de fora, Ramon Vitral e Dandara Palankof, ambos quadrinistas.

;Nos anos anteriores, compareceram cerca de 2 mil pessoas. Acreditamos que neste ano vamos conseguir um pouco mais, visto que o Espaço Cultural Renato Russo também tem um público fixo;;, espera Tais.

Atividades formativas

Para Lucas, é importante que os expositores consigam vender seus produtos e também participar das oficinas. Por esta razão, o evento realizou atividades formativas gratuitas durante a semana e separou outras para o dia da feira, que será apenas hoje. ;A ideia é que as pessoas possam curtir e passar um tempo lá, além de só compra e venda. Os próprios expositores também gostam de conhecer o trabalho um do outro;, ressalta.

Hoje, a Dente oferece oficinas de serigrafia, escrita, zines e fotografia. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo site do evento. A feira também promoverá, a partir das 15h, um debate sobre histórias em quadrinho e historiografia com Aline Lemos, Sirlene Barbosa e João Pinheiro, além de uma leitura comentada da o bra Carolina, às 18h, com Sirlene e João.

* Estagiária sob a supevisão de Vinicius Nader

Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) Hoje, das 10h às 22h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.