O Hospital Regionla Doutora Zilda Arns, no Rio de Janeiro, confirmou a morte do cantor Serguei, aos 85 anos, na manhã desta sexta-feira (7/6). O rockeiro estava internado desde 6 de maio e deu entrada no hospital com quadro de pneumonia, anemia e infecção, mas a causa oficial da morte não foi divulgada.
Batizado como Sérgio Augusto Bustamante, viveu parte da infância nos Estados Unidos e desenvolveu o sentimento pela música. Após idas e vindas entre Brasil e Estados Unidos, iniciou a carreira em 1966, em terras norte-americanas. O padrão de Serguei seguia a estética do rock no mundo, com cabelos longos, roupas rasgadas e apresentação de clássicos do gênero.
O cantor teve influência direta na cultura do rock no Brasil, com quatro participações no Rock in Rio. Uma das casas em que morou, localizada em Saquarema (RJ), se transformou em um templo do rock. Reconhecido como um dos personagens emblemáticos da cidade, tem filmes, discos, prêmios e roupas exibidas no local.
Dentre as curiosidades envolvendo Serguei, o possível relacionamento com a estela Janis Joplin e o desfile na comissão de frente da escola de samba Mocidade Independente no carnaval de 2013.