A Festa Literária Internacional de Paraty (RJ) anunciou na manhã desta quarta-feira, (15/5), em São Paulo, a programação de sua 17; edição. A Flip 2019 será realizada entre 10 e 14 de julho com a presença de 33 escritores de dez nacionalidades e terá este ano Euclides da Cunha como autor homenageado.
Serão, ao todo, 21 mesas que terão uma dinâmica um pouco diferente nesta edição da Flip. Algumas delas terão 1h15 de duração, como nos outros anos, e outras vão durar menos: 45 minutos (e poderão ser no formato conferência, performance ou entrevista).
Walnice Nogueira Galvão, especialista na obra de Euclides da Cunha, faz a conferência de abertura da Flip 2019, que ganhou o título de Canudos. O título das mesas faz referência ao livro Os Sertões e seus cenários.
Entre os convidados estão o cineasta português Miguel Gomes, que prepara o filme Selvajaria, uma adaptação de Os Sertões; a escritora e cordelista Jarid Arraes; o historiador José Murilo de Carvalho; o dramaturgo Zé Celso Martinez Corrêa; a cantora Adriana Calcanhotto e o quadrinista Marcelo D;Salete, entre outros. A curadoria da Flip é de Fernanda Diamant.