Burkina Faso, Lituânia, Itália, França, Espanha, Alemanha e Brasil têm encontro marcado hoje e amanhã nos palcos do Movimento Internacional de Dança (MID) espalhados pelo Plano Piloto e pelo Distrito Federal. Hoje, o Solos de Stuttgart reúne cinco coreógrafos da Europa e da África para uma sequência de espetáculos resultantes da 22; Internationales Solo Tanz Theater Festival, competição anual realizada na cidade alemã que premia coreógrafos do mundo inteiro. No sábado, James Carl;s traz sua versão contemporânea para os salmos e a noção de sagrado e, no domingo, é a vez dos espanhóis do HURyCAN, com uma reflexão sobre o amor e o ódio. São temas contemporâneos que permeiam vários aspectos da sociedade e motivam os artistas a olhar de maneira poética e subjetiva para as questões que afligem a humanidade.
Idealizado pelo brasileiro Marcelo Santos, radicado na Alemanha há mais de duas décadas, Solos de Stuttgart é um exemplo do impacto das grandes temáticas da atualidade na dança contemporânea. ;Este ano, o tema principal é o feminino, o transgênico, a discussão sobre o que é ser homem ou mulher na dança. É uma coisa que está acontecendo nos últimos anos na dança e isso está muito forte este ano;, avisa Marcelo. O deslocamento e as noções de pertencimento, de casa e de raízes também aparecem nos cinco solos do espetáculo, uma consequência dos movimentos de migração e exílio provocados pelas guerras e tragédias contemporâneas.
Em Maa Labyrinthe, Jain Souleymane Kone, do Burkina Faso, fala de identidade e de busca de um lugar no mundo e Le somnambule, do francês Kévin Coquelard, é um embate travado para compreender a própria consciência. Identidade também é tema do solo de Lukas Karvelis, da Lituânia, e gênero e identidade feminina movem a coreografia da italiana Francesca Bedin em In dieser frau. ;A força da mulher, que quer as mesmas possibilidades que os homens, está bem forte nos solos;, avisa Santos. ;O espectador deve perguntar a si mesmo o que é masculino e o que é feminino na dança contemporânea. Uma resposta só pode ser encontrada se também buscarmos a identidade no campo de tensão entre tradição e modernidade.;
Expressividade
Minimalismo, sinceridade e capacidade de comunicação são as bases de Je te haime, dos espanhóis Candelaria Antelo e Arthur Bernard Bazin, integrantes do grupo HURyCAN. Atingir o objetivo de máximo de expressividade com o mínimo de recursos foi um desafio técnico do casal de coreógrafos e, por isso mesmo, eles se deram conta de que este deveria ser o tema de Je te haime, uma mistura das palavras francesas aime (amor) e haine (ódio). ;Era o momento de falar da relação de casal e das dificuldades para se comunicar e conviver;, explica a dupla. ;Na realidade, o amor não deveria provocar o ódio, mas isso, às vezes, acontece diante da decepção de não poder compartilhar algo ou diante da frustração de não se sentir compreendido. O ódio consome muita energia e, quando diminui, deixa o corpo em um estado mais frágil e permeável, em um estado de necessidade de carinho e afeto.;
Francês de origem camaronesa, James Carl;s faz de Happi, la tristesse du roi ; Psaumes#2 um território para compreender e apreender o sentido do sagrado. ;Quero percorrer e captar os múltiplos sentidos das relações que hoje se estabelecem na sociedade. O que é o sagrado hoje? Como o sentido do sagrado muda de acordo com as trajetórias pessoais ou coletivas?;, questiona o coreógrafo, fundador do Festival Internacional de Dança de Toulouse e diretor da Cie James Carles Danse.
HOJE
COMPOSIÇÃO BRASÍLIA (DF)
Teatro SESC Paulo Autran (Taguatinga), às 19h. Entrada franca
O VAZIO É CHEIO DE COISA (Brasília)
Teatro Plínio Marcos, às 19h. Ingressos: R$ 20 (inteira)
SOLOS DE STUTTGART (Alemanha)
Teatro do CCBB, às 20h. Ingressos: R$ 20 (inteira)
AMANHÃ
VIN/CO (Brasília)
Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo, às 20h. Ingressos: R$ 20 (inteira)
PALCO ABERTO
Teatro Plínio Marcos, às 19h. Ingressos: R$ 10 (inteira)
SÁBADO
MALAHIERBA (El Salvador)
Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo, às 18h. Ingressos: R$ 20 (inteira)
JARDÍN DE INVIERNO ; Espanha/Brasil
Sala Multiuso do Espaço Cultural Renato Russo, às 18h30. Ingressos: R$ 20 (inteira)
HAPPI, LA TRISTESSE DU ROI ; PSAUMES#2 ; França
Teatro do CCBB, às 20h. Ingressos: R$ 20 (inteira)
DOMINGO
JE TE HAIME (Espanha)
Multiuso do Espaço Cultural Renato Russo, às 18h. Ingressos: R$ 20 (inteira)
MAZOMBO (Goiânia)
Teatro CCBB, às 20h. Ingressos: R$ 20 (inteira)
NOSOTROS (México)
Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo, às 20h. Ingressos: R$ 20 (inteira)