Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Kleber Sales, da equipe do Correio, ilustra antologia de Fernando Pessoa

Com o sucesso, Kleber Sales vai ilustrar agora Sá Carneiro

O editor português da Lisbon Poets & Co. João Pedro Ruivo viu uma caricatura do poeta Fernando Pessoa no portfólio virtual do ilustrador do Correio Kleber Sales e gostou. João apreciou tanto que resolveu convidá-lo para ilustrar o livro Poesia ; Primeira antologia de Fernando Pessoa, com introdução e seleção de Adolfo Casais Monteiro, amigo do poeta, que viveu no Brasil durante vários anos da ditadura de Portugal.

A coletânea foi publicada em francês e italiano em dezembro de 2018 e, ao longo do próximo ano e meio, a Lisbon Poets & Co. publicará o livro em mais cinco línguas. Kleber fez a capa do livro e três ilustrações da parte interna sobre os heterônimos de Fernando Pessoa: ;A linguagem do Kleber assentava que nem uma luva na linha gráfica que definimos para um projeto editorial que pretendia levar a poesia portuguesa a um vasto público de falantes de outras línguas;, comenta João Pedro, em entrevista ao Correio. ;Sabíamos que esta era a oportunidade e a altura certa para ;furtarmos; a ilustração do Correio para a capa do nosso livro e trazermos mais um pouco do Kleber Sales para Lisboa;.

O desenho que despertou o interesse do editor foi uma caricatura que Kleber fez sobre Fernando Pessoa para o caderno Diversão & Arte, com a capacidade de síntese, o traço requintado, o senso de humor e a imaginação poética. Era para ilustrar uma nova biografia do poeta: ;Esse trabalho foi produzido com a velocidade que o jornal exige;, lembra Kleber. ;Diferentemente dos heterônimos, a figura real de Fernando Pessoa é muito difundida e conhecida. Existe algo icônico, as roupas pretas, as calçadas portuguesas, a caminhada solitária. Isso facilita muito o trabalho do ilustrador. Você pode se dissociar da figura realista do personagem e produzir interpretações mais livres. Agora, fazer Pessoa é hoje um clássico da literatura mundial, representado por grandes pintores, ilustradores e outros artistas.

Mas João Pedro enfatiza: ;Se olharmos para a ilustração de Fernando Pessoa que o Kleber fez para o Correio, rapidamente nos apercebemos de que esta é uma das mais finas interpretações do desconcerto e da desconstrução do eu e do verbo em Pessoa, que são temas transversais à sua obra e, de uma maneira geral, às vanguardas literárias do início do século 20. Acrescem, no nosso livro, as belíssimas ilustrações que o Kleber ousou fazer para os heterônimos de Pessoa, inspirando-se nas descrições físicas e biográficas que o próprio poeta nos legou, nomeadamente na célebre carta que escreveu a Adolfo Casais Monteiro a explicar a origem dos seus heterônimos;.

O trabalho com Fernando Pessoa rendeu o convite do editor João Pedro Ruivo para nova série de ilustrações, desta vez sobre Sá Carneiro, poeta modernista e amigo de Pessoa: ;Aí, o trabalho é ainda mais desafiador, pois só existem duas fotos do poeta. Mas é um trabalho bom para a criação;, comenta Kleber.