O comediante Danilo Gentili foi condenado a seis meses e 28 dias em regime semiaberto por injúria contra a deputada federal Maria do Rosário. A decisão é da juíza da 5; Vara Criminal Federal de São Paulo Maria Isabel do Prado. Ele pode recorrer em liberdade.
Fãs e amigos se posicionaram nas redes sociais em apoio a Gentili, que também usou as ferramentas para reagir com bom humor à condenação. "Não me levem cigarros, por favor. Levem charutos", legendou em uma das postagens.
[VIDEO1]
[SAIBAMAIS]O apresentador também fez um pronunciamento oficial: "Ao público, aos amigos e aos jornalistas, comediantes e artistas que após a minha condenação à prisão manifestaram apoio à liberdade de expressão: muito obrigado! Nunca esquecerei disso. Aos comediantes e artistas que pedem liberdade para político criminoso e chilicam contra uma possível repressão num possível futuro, mas que estão bem quietinhos agora: muito obrigado também por provarem que o meu ponto de vista é verdadeiro".
Entenda o caso
A má relação entre Danilo Gentili e Maria do Rosário é antiga. O humorista costuma direcionar duras críticas aos posicionamentos ideológicos da parlamentar.
Em 2016, após uma série de posts ofensivos no Twitter contra a deputada, ele recebeu um documento da Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados com um pedido de conciliação extrajudicial, desde que Gentili apagasse as postagens.
O comediante, no entanto, gravou e publicou um vídeo em que esfregava os papéis nas partes íntimas.