Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Orishas inicia turnê em Brasília com o quinto disco, 'Gourmet'

Fusão de ritmos cubanos fazem parte do repertório do Orishas

Rica e diversa, a música cubana resulta da fusão de ritmos originários da Europa e da África . Dessa mescla, floresce na ilha do Caribe estilos como salsa, bolero, rumba, chá-chá-chá, jazz, rock e o hip-hop, manifestações populares reconhecidas em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde têm ótima aceitação.

Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Ernesto Lecuona, Pablo Milanes, Silvio Rodrigues, Omara Portuondo, Chucho Valdez estão entre os consagrados músicos cubanos que têm seu trabalho reverenciado pelos pelos brasileiros. Outros são Yutuel Romero, Ruzzo Nedina e Roldán González, que formam Orishas, grupo de hip-hop que desde 2004 tem se apresentado no país.

De volta ao Brasil, o Orixa iniciará por Brasília uma turnê que o levará depois a Curitiba, São Paulo e Porto Alegre. Hoje, às 22h, na Shed (Setor de Clubes Sul), o trio faz a primeira apresentação na capital e aproveita para lançar Gourmet, o quinto título de sua discografia. Os anteriores são A Lo Cubano (199), Emigrante (2002), El Kilo (2005) e Cosita buena (2008).

No set list do show foram reunidos hits como Represent, Mistica, Atrevido, Guajiro, Benbé, Everyday, Despíjame, Muévelow, Naci Orishas, Havana 1957 e Cuba Isla Bela. Todas fazem parte do repertório dos álbuns lançados. São músicas que criaram uma identidade negra a que gerações mais jovens se relacionam.

Criado em 1999, o grupo inicialmente foi chamado de Amenaza (ameaça), mas logo depois o nome foi mudado para Orishas, que se refere a divindades de religiões africanas nas américas, como Santeria, em Cuba, e Candomblé no Brasil. Desde então, oYutel, Ruzzo e Roldán mantêm-se juntos. A popularidade obtida na Europa os levou a se radicar naquele continente, entre França, Espanha e Portugal.

;Temos vindo ao Brasil há 15 anos. Aqui somos acolhidos com carinho e entusiasmo pelas pessoas que assistem às nossas apresentações. Estamos curiosos e na maior expectativa em relação ao show em Brasília, onde nunca estivemos;, disse Yutuel. ;É aí que daremos início à nova turnê brasileira;, acrescenta.

Líder do grupo, ele adianta que o Orishas aproveitará o retorno ao país para lançar Gourmet, o quinto disco. ;Embora músicas do novo trabalho estejam no repertório, músicas nossas mais conhecidas é que são a base do show. O que fazemos é a fusão do hip-hop com a música tradicional cubana;, explica. Os três têm a companhia do DJ e tecladista Alian.

Yutel Romero conta que ele e seus companheiros têm grande admiração por artistas da MPB e cita Chico Buarque, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Djavan e Carlinhos Brown. ;Gostamos muito também de Marisa Monte, Seu Jorge e Marcelo D2, com quem pretendemos conversar e tentar fazer parceria;.

Orishas

Show do grupo de hi hop cubano hoje, às 22h, no Shed (Setor de Clubes Sul), Trecho 2). Ingressos: R$ 80 e R$ 210, à venda pelo www.s.com.br/orishas-em-brasília-unica-apresentação-474483. Informações: 99994-1001.