Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Página 'ForestComics' faz sucesso na web ao abordar temas atuais

A página está no ar desde janeiro deste ano e já conta com quase 2 mil seguidores no Facebook e 874 no Instagram


Didático, direto e ilustrado. Ao primeiro olhar, já é possível perceber a forma que o ForestComics procura transmitir as mensagens que propõe. Em diálogos e frases curtas, mas cheios de impacto, a página aborda temas delicados como desmatamento, má gestão ambiental, demarcação de áreas indígenas e trabalho escravo, por exemplo. A página está no ar desde janeiro deste ano e já conta com quase 2 mil seguidores no Facebook e 874 no Instagram.

;A ideia surgiu há dois anos, mas nunca tínhamos colocados no ar. Precisávamos primeiro ter um banco de imagens para ter uma periodicidade boa. Então, nos intervalos que tínhamos no trabalho, a gente desenhava;, revela Thiago Foresti, idealizador do projeto.

Segundo ele, o modelo pode ser uma ferramenta útil para conscientizar o público. ;Nosso conteúdo é bem -embasado, existe toda uma pesquisa para dar credibilidade sobre o que estamos dizendo e nós citamos as fontes, nada vem da nossa cabeça. O objetivo é popularizar a ciência, popularizar conteúdos que nem sempre estão no topo da preferência das pessoas; então, a gente facilita o acesso. Talvez, o desenho seja a porta de entrada. O desenho sensibiliza e as informações das fontes dão a informação;, explica.

A inspiração surgiu a partir de uma página mexicana chamada Pictoline. ;A diferença é que eles abordam vários temas. A gente foca apenas no socioambiental;, distingue. A escolha dos temas surgiu, inclusive, por uma familiaridade que a equipe já tinha com o assunto. ;Nós trabalhamos com clientes envolvidos nessa pauta. Então, estamos sempre por dentro da área e sabíamos das dificuldades que existiam. Encontramos uma forma diferenciada de construir uma narrativa;, confessa.


Engajamento


Para seguir em atividade, agora, o ForestComics espera alcançar um engajamento maior na página. ;Hoje, a gente já publica três vezes por semana. Estamos experimentando de forma independente e 100% autoral. É uma aposta nessa nova linha narrativa. Quando conseguirmos atingir um público maior, vamos procurar um financiamento colaborativo, por meio de investimento on-line mesmo;, revela.



Essa interação ajudou o grupo a criar o slogan: ;tá vendo?;. A ideia surgiu a partir de comentários de internautas nas publicações. ;Toda vez alguém marca outra pessoa e escreve ;tá vendo? lembra daquilo que a gente tava conversando;, aí decidimos adotar como slogan. A ideia é de que as pessoas possam mostrar para outras com pensamentos contrários e encorpar seus argumentos nas discussões ambientais;, aponta.

De acordo com o planos de Tiago, o modelo ainda pode evoluir. ;Se a gente aumentar o nosso público, pensamos partir para as animações. Já existe uma animação de 15 segundos que fizemos sobre o ForestComics para apresentar as nossas ideias. Criar uma linha impressa também está nos planos. São muitas as possibilidades, mas antes precisamos encontrar o caminho e viabilizar financeiramente o projeto;, planeja.