Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Tiago Mocotó aposta em embalagens diferenciadas para exaltar a música dele

Irmão de Gabriel, O Pensador, Tiago Mocotó aposta em abordagens diferentes para aproximar público e música

;Aprendi muito com O Pensador essa forma de fazer uma crítica ou uma observação, mas usando o bom humor;, observa o Tiago Mocotó, relacionando sua música com a do irmão, Gabriel, O Pensador. Com a habitual forma leve de tratar de assuntos, por vezes, polêmicos, ele lançou em janeiro a canção #TodoMundoPeladao no YouTube. A música, que quer transmitir boas energias neste carnaval, marcou a nova fase do canal do musicista e produtor, em que, mensalmente, ele lançará música nova.
Aliás, compor é sua especialidade. Além de manejar a carreira solo, ele escreve letras ao lado do irmão ; que também acompanha como percussionista. Também empreende compondo por encomenda: canções particulares são produzidas para clientes. A exemplo de temas personalizados para casais.

O último trabalho #TodoMundoPeladao foi tema do bloco Volta, Alice, do qual é um dos organizadores. À primeira vista, parece que Tiago Mocotó quer ver todos nus na rua. Não é bem isso. Sua intenção é despir as pessoas de preconceitos e de amarras que as prejudicam e aos outros ; mas se quiser ficar pelado também, ele não tem nada contra.
Mocotó musicou o samba-enredo composto por José Carlos Vieira (editor no Correio Braziliense) para as duas últimas edições do bloco Pauta na Rua, que homenagearam os jornalistas Liana Sabo e Irlam Rocha Lima.


; Ponto a ponto / Tiago Mocotó

Todos nus
Não sou naturalista. Não conheço profundamente esse mundo. Mas a brincadeira tem muito a ver com se despir de tantas máscaras, preconceitos e coisas ruins que a gente foi assimilando culturalmente.

É o momento de a gente tirar essa roupa. Esse fardo. E pelado todo mundo é igual ; guardadas as devidas proporções (risos).

É muito simbólico esse assunto de todo mundo peladão. A música fala ;Liberdade sexual não tem rosa nem azul / Igualdade social só com todo mundo nu / Então nesse carnaval vê se deixa de maldade / Vem curtir o carnaval na maior felicidade;.

As pessoas estão entendendo. Tomei um cuidado grande na hora de fazer o clipe. Com o nome e a foto de divulgação, que mostra um cara andando pelado na rua, as pessoas podiam achar que é alguma coisa chula ou algo do tipo.

Música é um presente
Neste ano, além fazer algumas particulares para pessoas físicas, digamos assim; fiz também para o mercado multimarketing e para pequenos comerciantes. A intenção foi realmente abrir esse canal para pessoas físicas. Quero colocar a música a serviço das pessoas para o cara que quer dar um presente para o pai dele, ou para a esposa dele. E para a esposa que quer presentear o marido. Ou um time de futebol amador que quer um hino. A música, quando personalizada, é um presente. É um presente imortal. A música vai seguir para sempre com netos e bisnetos, que terão acesso à canção. Faço com muito carinho.

Próximos projetos
Com esse vídeo #TodoMundoPeladão, eu relancei meu canal no YouTube. Vou lançar pelo menos uma música por mês lá.
Estou com uma música na manga chamada Nação desempregada, falando sobre o desemprego, falando sobre esse momento muito difícil. É uma música que escrevi há mais de 10 anos, quando, durante certo período, o Brasil deu uma melhorada. Então, eu achei que essa música tinha se perdido para sempre e dei graças a Deus por isso. Apesar de perder uma música (risos), era para uma boa razão. Depois, as coisas pioraram. Infelizmente, a música voltou a ser atual.

Gravação
Já está gravada, aqui. Já estou terminando de fazer um clipe. Ela deve ser lançada logo após o carnaval. Outra música que está em processo de gravação: Gato escaldado, que fala mais sobre relacionamento e tal. Estou com o gás todo nesse projeto de lançar uma música por mês no YouTube. Estou fazendo parcerias. O negócio está andando bem legal, estou bem satisfeito com o resultado. Também, claro, fazendo shows com Gabriel (O Pensador).

Parcerias com Gabriel
Estou na banda do Gabriel. Trabalho como músico e produtor dele. Toco percussão. Fazemos composições juntos. A mais famosa parceria nossa é Até quando? E estou sempre com ele na estrada. Essa irmandade não é só de sangue.

Aprendizado
Aprendi muito com o Pensador essa forma de fazer uma crítica, ou uma observação, mas usando o bomhumor, não apontando o dedo. Determinando o que é certo ou errado. A gente faz uma intervenção bem-humorada, para fazer com que as pessoas reflitam sobre determinados assuntos. Ou para tentar acender uma lâmpada. Não é querer convencer alguém a falar igual a mim. Eu só quero convencer as pessoas a respeitarem quem pensa diferente.