Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

James Cameron, diretor de cinema, critica a produção de Aquaman

Para ele, falta realismo no filme que tem como tema um super-herói



O renomado diretor James Cameron, acostumado a trabalhar com filmes nos quais a água exerce um papel fundamental como Titanic, criticou o longa Aquaman por falta de realismo. No entanto, revela que achou o novo sucesso da DC divertido.

"É bem divertido", disse. E acrescentou: "Você aceita ele de acordo com seus próprios termos. Mas eu já passei muitas horas debaixo d;água. Sou muito literal quando o assunto é reproduzir isso. É preciso parecer real. Então eu consigo gostar do filme, mas não me impressiona porque não parece real."

O principal fator que incomodou o diretor é a mobilidade impossível dos personagens debaixo da água. Para ele, em um filme de super-herói, a veracidade aproxima o público das cenas que ocorrem.

"As pessoas meio que disparam de um lado para o outro na água porque... eles se impulsionam com a mente, eu acho? Não sei. Mas é legal. Exige uma desconexão total com qualquer senso de física ou realidade. Ele existe em algum lugar entre uma paisagem mítica grega e uma de conto de fadas", pontua o diretor.

Ele, que está trabalhando na sequência de Avatar, revelou que faltou a preocupação ambiental com os oceanos em Aquaman, além de dizer que no novo longa que produz, as coisas funcionarão de maneira diferente.