Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Compositor francês Michel Legrand, vencedor do Oscar, morre aos 86 anos

Causa da morte do vencedor de três Oscar não foi revelada pela família

O compositor francês Michel Legrand, vencedor de três estatuetas do Oscar, faleceu em Paris aos 86 anos, anunciou neste sábado (26/1) seu porta-voz.

Ao longo de uma carreira de mais de 50 anos, Legrand, que também foi uma figura importante na história do jazz, compôs trilhas sonoras inesquecíveis, de filmes como Os guarda-chuvas do amor, Duas garotas românticas, Houve uma vez um verão" e Yentl.

Legrand trabalhou com alguns dos grandes nomes da música e do cinema, de Ray Charles a Orson Welles, passando por Jean Cocteau, Frank Sinatra e Edith Piaf.

Em um primeiro momento, instrumentista e arranjador para cantores, Michel Legrand começou a compor música para filmes nos anos 1960 com o surgimento da Nouvelle Vague francesa, trabalhando para Agn;s Varda, Jean-Luc Godard e sobretudo Jacques Demy.

No auge, decidiu se mudar para os Estados Unidos em 1966. Henry Mancini, grande compositor de cinema, abriu as portas de Hollywood e ofereceu uma grande chance ao francês: a composição da trilha sonora de Crown, o Magnífico.

A principal canção do filme, The windmills of your mind, rendeu a primeira estatueta do Oscar a Legrand em 1969.

Também venceu dois Oscar de trilha sonora original por Houve uma vez um verão 42 (1972) e Yentl (1984).

Apesar do grande sucesso, Michel Legrand se recusava a trabalhar apenas para o cinema. Também foi cantor, pianista e compositor de jazz, assim como de peças clássicas.

"Não tenho uma carreira. Experimento todas as disciplinas musicais com muita seriedade e trabalho. Mas eu tento, sou sempre um aluno", afirmou em 2009 à AFP.

Pai de três filhos, Michel Legrand estava em seu terceiro casamento, com a atriz Macha Meril, desde 2014. O compositor tinha concertos agendados para abril em Paris.