O grupo de encenação italiano Ludovica Carambelli Teatro tem atraído cada vez mais pessoas para as performances artísticas que realizam. Por meio da técnica do tableau vivant (quadro vivo, em português), eles já recriaram 23 obras de Caravaggio, dentre elas La conversione di un cavallo, que viralizou nas redes sociais.
A performance também foi assistida, ao vivo, por mais de 300 pessoas na igreja de Sutri, na região de Lácio, quando o grupo o representou. Para pintar os quadros originais, o pintor usava pessoas de modelo, o que tornou apropriada a escolha do grupo para fazer as performances. "Ele usava atores para construir as cenas que pintava. Na verdade, não reproduzimos suas pinturas, e sim recriamos o que acontecia em seu estúdio", explicou a diretora Dora De Maio, diretora da companhia, para o El País.
[VIDEO1]
Com a repercussão, o Carambelli tem recebido diversos convites para se apresentar fora do país, como gostaria a criadora da companhia, Ludovica Carambelli. A técnica artista do tableau vivant é antiga e remete ao século XIX. As performances ocorriam em teatros.