Diversão e Arte

Exposição traz ângulos de Brasília sob ponto de vista de Bento Viana

Entre as mais de 40 imagens mostradas na exposição, apenas duas não são inéditas e vêm de ensaios anteriores

Nahima Maciel
postado em 04/11/2018 06:45
Vista da Catedral: Contornos que mostram Brasília

Depois de fotografar Brasília do céu, Bento Viana se rende aos detalhes da cidade. Em Urbana Brasília: Vivacidade, o fotógrafo volta a câmera para as texturas da capital, as pequenas imagens capazes de revelar uma identidade sem, no entanto, escancará-la. Em cartaz na sede da Brasal Incorporações e com patrocínio inteiramente privado, as imagens mostram uma Brasília que tem cores, traços e contornos muito particulares. ;São texturas bem brasilienses;, avisa o fotógrafo. ;Você sabe que é, mas não vê a cidade. São fotos que mostram as cores de uma cidade viva.;

Entre as mais de 40 imagens mostradas na exposição, apenas duas não são inéditas e vêm de ensaios anteriores. O conjunto deve virar livro em 2019 e traz fotografias com detalhes de monumentos, prédios e fachadas da capital. Bento começou a desenvolver a ideia em 2008, quando trabalhava na série Brasília iluminada, uma brincadeira com os reflexos e espelhos que se multiplicam numa cidade conhecida pelas construções em concreto. ;Começou a me chamar a atenção para os detalhes, as texturas, a coisa micro;, conta o fotógrafo.

Urbana Brasília é a segunda fase de um projeto maior. ;Estou preparando outro material que não é micro nem macro e que faz parte de uma sequência que quero construir sobre Brasília;, avisa. Entre as imagens de Urbana Brasília, há detalhes da Catedral, do reflexo do céu nas fachadas espelhadas que proliferam pela cidade, dos cobogós, dos arcos dos palácios, das curvas do Congresso e da vegetação.

A exposição foi montada no que a Brasal chama de ;casa suspensa;, um espaço no qual expõe um de seus empreendimentos, um apartamento de 160m; a ser construído no Noroeste. Bento conta que todo o patrocínio veio da própria instituição, sem a utilização das leis de incentivo à cultura. Para ele, isso é um indício de que há empresários na cidade dispostos a investir em arte. ;É um sinal positivo e pode abrir portas;, garante, ao lembrar que a mesma empresa também investiu em exposição de Athos Bulcão.

Formado em geografia e nascido no Rio de Janeiro, o fotógrafo veio para Brasília aos 8 anos, em 1979. Se a geografia o ajuda a entender ;como a Terra é escrita;, a fotografia o ensina a ;escrever; a cidade com luz. O aprendizado da fotografia se deu de maneira autodidata depois que Bento se encantou, ainda na infância, com as cores e as luzes da cidade. Hoje, ele guarda um banco com mais de 300 mil imagens, um acervo que inclui a cidade projetada por Lucio Costa e Oscar Niemeyer, mas também fragmentos de um Brasil vasto e diverso. Na galeria que leva seu nome, no Lago Sul, Bento disponibiliza boa parte do material já realizado até hoje, além de promover o trabalho de fotógrafos da cidade.

Urbana Brasília: Vivacidade
Fotografias de Bento Viana. Visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h, na sede da Brasal Incorporações (SIA trecho 2, lote 630)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação