Diversão e Arte

Lista de 50 melhores restaurantes da América Latina tem peruano em primeiro

Brasileiro mais bem colocado na lista do Latin America's 50 Best Restaurants é o D.O.M, em quinto lugar

Liana Sabo
postado em 31/10/2018 11:40
O chef Mitsuharu Tsumura comanda as caçarolas do Maido, o melhor da América Latina
A sexta edição do prêmio Latin America;s 50 Best Restaurants reconduziu nesta segunda-feira (30/10), pela segunda vez consecutiva, o Maido, de Lima, ao posto de melhor restaurante da América Latina em 2018.

A casa é comandada pelo chef nipo-peruano Mitsuharu Tsumura, mais conhecido por Micha. A premiação, anunciada em cerimônia realizada em Bogotá, elegeu outro peruano, o Central, no segundo lugar, mesma colocação ocupada no ano passado.

O restaurante D.O.M., do chef Alex Atala, que ficou em terceiro lugar no ano passado, caiu para o quinto este ano .Já A Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda, subiu uma colocação, passando do oitavo lugar em 2017 para o sétimo este ano. Ambos os restaurantes estão localizados em São Paulo.

Desde que surgiu o prêmio, em 2013, os peruanos sobressaem no ranking. A primeira colocação foi sempre ocupado por um deles - Astrid y Gastón (2013), Central (2014 a 2016) e Maido (2017 e 2018).
Mesmo perdendo duas posições, Alex Atala comanda o melhor brasileiro da lista, o D.O.M.

O mexicano Pujol e o chileno Boragó conquistaram respectivamente o terceiro e quarto lugares. O argentino mais bem posicionado é Don Julio, de Buenos Aires, que ficou em sexto lugar, enquanto o mexicano Quitonil ocupa a nona colocação e o Leo, de Bogotá, a décima. Além do D.O.M. e de A Casa do Porco (único a subir na lista), outros sete brasileiros estão no ranking dos 50 melhores da América Latina: Mani (12; lugar); Lasai (26;), Olympe (27;), Oteque (33;), Mocotó (45;), que já encerrou as atividades, Oro (49;) e Tuju (50;). São estreantes dois restaurantes cariocas: o Oteque, de Alberto Landgraf, e o Oro,de Felipe Bronze.

Outros premios



Além da lista com os 50 melhores, a premiação também concede alguns títulos especiais - três deles, como é de praxe - foram divulgados anteriormente. O curitibano Manu, da chef Manuela Buffara, foi eleito o mais promissor da América Latina na temporada. A chef Pía León, sócia-proprietária do peruano Central, ganhou o título melhor chef mulher da América Latina. Maria Pia, que divide as caçarolas com o marido Virgilio Martinez, estará em São Paulo na próxima semana participando do evento Mesa Tendências, no qual a atração máxima será o chef Micha, do Maido.

Já Maria Elena Lugo Zermeño e Gerardo Vásquez Lugo, mãe e filho à frente do mexicano Nicos, foram homenageados pelo conjunto da obra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação