Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Cantora transexual Laura Jane Grace chega ao Brasil com livro e turnê

A vocalista da banda Against Me! lança a autobiografia 'Tranny' no Brasil e faz shows em três cidades



;Tom Gabel do Against Me! se assume transgênero;, dizia a manchete da Rolling Stone de maio de 2012 para o choque dos fãs da banda de punk rock norte-americana. Aos 31 anos, a roqueira assumiu a identidade Laura Jane Grace. De lá para cá, tornou-se embaixadora das causas de gênero, lançou músicas ao lado de Miley Cyrus e de Joan Jett para arrecadar fundos em apoio a LGBTQ%2b e sem tetos e pela primeira vez pisa no Brasil com shows e lançamento de livro.

Ela se apresenta ao lado banda de que é vocalista há 20 anos neste fim de semana em três cidades: Curitiba, São Paulo e Natal. Junto à passagem da turnê no país, lança a autobiografia Tranny: Confissões da anarquista mais infame e vendida do punk rock. O livro cheio de ironia de Laura, cuja trajetória se confunde com a da banda, foi sucesso de vendas nos Estados Unidos em 2016 e só agora chega às prateleiras do Brasil pela editora Powerline Books.

O hábito que a acompanhou ao longo da vida de escrever o dia a dia num diário dão força aos registros de Laura em Tranny (Traveco, em tradução livre). Acontecimentos e sentimentos da artista são relatados à prova da imprecisão natural da memória depois de vários anos, já que, supõe-se que tenham sidos escritos pouco após os fatos. Abuso de drogas, viagens em turnês, desafetos acumulados, entre outras dezenas de momentos marcantes em sua vida estão descritos na obra que dá passos largos pela vida dela.
A disforia que a acomete ; identificação com o gênero oposto e consequente rejeição ao corpo biológico ; passou a chamar atenção de Laura desde que ela tinha 8 anos e acompanhou na adolescência errática, na formação da banda e na carreira que construiu como rock star.

Sentir-se atraída por mulheres fez dos sentimentos mais confusos para a cantora na juventude, fazendo-a crer que se tratava de fase. Enganou-se. A disforia de que se envergonhava provocava nela ímpetos de pôr vestidos entre outras peças (ditas femininas) escondida e nunca estar satisfeita consigo mesma.

;Qual seria o meu maior obstáculo na transição? Me assumir para minha família, para meus amigos, para as pessoas com quem trabalho, para o público? As mudanças físicas de hormônios, eletrólise, cirurgias plásticas? A passabilidade? Eu não quero me envergonhar;, diz trecho do diário da cantora colocado no livro.

Turnê da Against Me!

19 de Outubro - Curitiba - PR
Abertura: Dínamo
Horário: 21h
Local: Jokers
Endereço: R. São Francisco, 164
Censura: 18 Anos
Ingressos: A partir de R$70.
Pontos de Venda: Túnel do Rock, Agacê Store, Belvedere Beer Club ou no site pixelticket.com.br
Online: https://pixelticket.com.br/eventos/2169/against-me-em-curitiba
20 de Outubro - São Paulo - SP
Abertura: Water Rats, Weedra e Mau Sangue
Horário: 16h
Local: Carioca Club
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 - Pinheiros, São Paulo
Ingressos: 1; lote $110 (promocional/meia entrada)* - 100 ingressos
2; lote 130,00 (promocional/meia entrada) - 1350 ingressos
Camarote 1; lote (promocional/meia entrada) 50 ingressos
Camarote 2; lote (promocional/meia entrada) 100 ingressos
Censura: 16 anos
Online: www.clubedoingresso.com/againstme-sp
21 de Outubro - Natal - RN
Atrações: Against Me! 5 bandas
Preço: R$ 30 (1; lote)
Horário: 16h
Local: Rua Chile, Ribeira
Online: https://www.sympla.com.br/festivaldosol2018