O mês de setembro abriu a temporada de lançamentos de artistas do primeiro time da música internacional. Na nova safra há desde discos póstumos, como gravações deixadas por Prince, a produções encabeçadas por nomes que estiveram afastados dos lançamentos, como Cher e Sarah Brightman.
O Diversão & Arte fez uma seleção de trabalhos que estão sendo divulgados este mês ou que serão lançados até novembro no mercado. Saiba mais, ouça aqueles que já estão disponíveis e se programe para aqueles que estão por vir!
Prince
O cantor e compositor norte-americano morreu em abril de 2016 e, quando partiu, o mais recente trabalho tinha sido o disco HITnRUN Phase two, de 2015. No ano da morte, foi lançada uma compilação intitulada Prince 4Ever, que reunia os grandes hits do artista. Porém, não havia novidades. Era uma homenagem.
Na última sexta-feira, a Warner Music divulgou um material inédito e o segundo póstumo de Prince. É o álbum Piano & a microphone 1983, que reúne nove gravações do cantor feitas em um ensaio em casa, e, como o próprio nome diz, conta apenas com Prince cantando ao som de um piano.
O material foi feito um ano antes do lançamento do grande hit da carreira de Prince, Purple rain, e por isso ouvir uma versão ainda não oficial da canção é um privilégio para os fãs. Além da faixa, estão canções como Mary dont; you weep, que ganhou um videoclipe para divulgar o álbum, e três nunca lançadas Cold coffee & cocaine, Why the butterflies e Wednesday.
David Guetta
Há quatro anos, o DJ francês lançou o álbum Listen. A partir daí, ficou todo esse período apostando em singles, até que, no último dia 14, chegou ao mercado o disco 7, um material formado por 27 músicas, sendo algumas conhecidas do público, como Dont; leave me alone (com Anne-Marie) e 2U (gravada com Justin Bieber).
Conhecido como um dos grandes nomes da música pop e dance internacional, o disco traz essa essência em 15 das 27 faixas. Porém, são nas 12 outras que David Guetta apresenta novidades ao público. O francês assume a alcunha usada em outras oportunidades, de Jack Back, em que mistura a house music com sons mais undergrounds, numa sonoridade bem menos mainstream do que o público está acostumado nos remixes de Guetta.
Cher
Na última sexta-feira, a diva da disco music está de volta com o sucesso de Closer to the truth, 2013. O aguardado disco Dancing queen é o 26; de estúdio da carreira da cantora, compositora e atriz. Como o título leva a crer, o álbum é uma grande homenagem ao repertório da banda ABBA e se deu graças ao envolvimento de Cher com o grupo durante o filme lançado neste ano Mamma mia! Here we go again, em que ela atuou.
No material, Cher apresenta regravações de canções do ABBA. No repertório estão Dancing queen, Gimme! Gimme! Gimme! (A man after midnight), SOS, Mamma Mia, Fernando e One of us. Dessas, duas foram divulgadas como single antes do lançamento em 28 de setembro.
Sarah Brightman
Com uma turnê marcada para o Brasil, inclusive com passagem por Brasília em 27 de novembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a soprano aproveita para chegar com um repertório novo. Em 9 de novembro, a artista divulga nas plataformas o novo disco, HYMN.
Esse é o primeiro trabalho da artista desde Dreamchaser, de 2013. Em HYMN, Sarah Brightman promete um repertório eclético e influenciado por diferentes ritmos, além de mensagens repletas de sentimentos. Ela começou a trabalhar no material ainda em 2016 ao lado do produtor Frank Peterson, responsável por outros oito discos de Sarah. O primeiro single já foi divulgado, é a faixa Sogni.
Amy Winehouse
No ano em que se completou seis anos da morte da inglesa, a Universal Music anunciou novidades. Em 2 de novembro, será lançado o documentário Amy Winehouse ; Back to black em formato digital e em DVD. O material apresenta detalhes das gravações do disco Back to black, o segundo álbum de estúdio da cantora, lançado em 2006.
Além disso, apresenta um bônus, uma recém-descoberta performance privada da cantora realizada em 2008. Nunca antes exibida para o público, a apresentação é, na verdade, um show no Riverside Studios, em Londres, que ganhou o nome de An intimitate evening in London. Na noite, ela cantou apenas para amigos, familiares e executivos da gravadora.
Os Beatles
Desde junho que Paul McCartney havia confirmado que o aniversário de 50 anos do lançamento do disco The Beatles, do quarteto de Liverpool, seria comemorado com uma nova versão do álbum. Mas apenas na última semana foi confirmada a possível data de estreia do material: 22 de novembro.
O relançamento do chamado ;Álbum branco; terá versões renovadas das faixas do disco de 1968, além de versões inéditas e um material extra. O material tem produção de Giles Martin, produtor musical e filho de George Martin, o famoso ;quinto beatle;.