Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Green Move Festival: 'Sustentabilidade é tudo', afirma Vanessa da Mata

O evento é aberto ao público e tem como objetivo gerar atitudes positivas e conscientes para um mundo melhor para as próximas gerações


Vanessa da Mata construiu uma bem-sucedida carreira, desde que, há duas décadas, surgiu na cena musical brasileira. Para comemorar a data ela lançou Caixinha de música, CD e DVD nos quais reuniu no repertório canções inéditas como Gente feliz e Orgulho e nada mais, a sucessos de discos anteriores, entre eles Ai, ai, ai, Ainda bem, Amado, Boa sorte, além de releituras de Natural mystic (Bob Marley) e Impossível acreditar que perdi você (Márcio Greyck).

Esse trabalho serve de base para a turnê que Vanessa vem fazendo pelo país e que a traz neste domingo a Brasília, como uma das atrações da sétima edição do Green Move Festival. ;Eu me lembro dos brasilienses me recebendo muito bem desde o meu primeiro show, que fiz no CCBB. E tem sido assim em todos os outros;, destaca.

Ao falar sobre a primeira participação no Green Move, a artista diz: ;Sustentabilidade é tudo. Não é possível que a gente não perceba como é importante. Eu sou de mato-grossense de Alto Garças, cidade onde o cerrado não existe mais. Lá, fazendeiros do agronegócio deixaram muito pouco da natureza;, revela. ;Hoje, não se vê mais lobos-guarás, onças, raposas e pássaros de todas as cores que existiam na minha infância. Hoje em dia não conseguimos mais tomar banho nas cachoeiras; e muitas vezes ficamos com os olhos vermelhos e ardendo por causa dos venenos que são jogados nas sojas transgênicas;, acrescenta.

Acústico


Outro destaque da programação do Green Move é o Jota Quest, que toma parte pela terceira vez do festival. A banda pop mineira, que fecha a série de shows, traz para o palco o repertório do DVD Acústico ; com os maiores hits do grupo ; , lançado em 2017, para celebrar 25 anos de carreira. ;Fazer o Acústico era um sonho antigo nosso. Quando chegamos à cena do pop rock, no fim dos anos 1990, os acústicos eram produzidos pela MTV e revolucionaram a música brasileira. Coro éramos uma banda nova, não chegamos a gravar;, conta o vocalista Rogério Flausino.

Na prática, Flausino e seus companheiros de banda Márco Túlio Lara, PJ, Márcio Buzelin e Paulinho Fonseca têm demonstrado preocupação com a defesa da sustentabilidade. ;Desde o álbum Oxigênio, em que doamos parte dos direitos autorais da música homônima para o Green Peace, temos feito várias ações em defesa da natureza e para a conscientização do nosso público sobre essa questão;, afirma o vocalista.

Green Move Festival
Apresentação da Sociedade de Concertos de Brasília, shows de Vanessa da Mata, Pity e Jota Quest, domingo, a partir das 16h, na Esplanada dos Ministérios. Entrada franca, Classificação indicativa livre.