Diversão e Arte

Orquestra chinesa celebra data nacional com música clássica

Concerto conta com participação da Orquestra do Teatro Nacional

Guilherme Abarno*
postado em 27/09/2018 06:44
Concerto conta com participação da Orquestra do Teatro Nacional
Sexta-feira é dia de música clássica. Em turnê pelo Brasil, a Zhejiang Symphony Orchestra, com 60 integrantes, chega a Brasília com espetáculo gratuito Concerto chinês, que conta com aproximadamente 30 músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS). O concerto será no Teatro Pedro Calmon (St. Militar Urbano), às 19h30.

As apresentações sob regência do maestro Francis Kan, fazem parte das comemorações do Dia Nacional da República Popular da China, que será celebrado este ano em 1; de outubro. Apenas 20% dos ingressos estarão disponíveis ao público, o restante será direcionado aos convidados presentes em toda a programação da Embaixada da China.

A turnê no Brasil já passou por Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro, e encerra a visita ao país no dia 1; de outubro, em São Paulo. A Zhejiang Symphony Orchestra, criada em 2009, sediada na província de Zhejiang, próxima a cidade de Xangai, é uma das principais expressões sinfônicas da China. Além de executar obras clássicas, o conjunto também inclui composições folclóricas em seus repertórios.

;O evento tem como objetivo promover intercâmbios culturais entre China e Brasil, além de aumentar o conhecimento e a amizade entre os dois povos;, comenta Hun Min, conselheiro de imprensa da Embaixada da China
Acompanham a Sinfônica a soprano paraguaia Tahyana Perret, o flautista Wang Yuezhou, o tenor Ding Yi, o soprano Wang Ying e o spalla He Fan, além do tenor brasileiro Giovanni Tristacci.

O Brasil será homenageado no concerto, por meio de composições de Heitor Villa-Lobos (Melodia sentimental), Antônio Carlos Gomes (Quem sabe) e Alberto Nepomuceno (Trovas. Op 29, n.1). O repertório da Orquestra Sinfônica de Zhejiang ainda inclui músicas do folclore chinês, como Riverside boat song e canções de compositores chineses, como The prairie of July, de Shang Deyi.

*Estagiário sob supervisão de Severino Francisco


Concerto chinês
Teatro Pedro Calmon (St. Militar Urbano). Sexta, às 19h30. Entrada franca. Livre para todos os públicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação