O shopping CasaPark recebe, até domingo (23/9), o evento anual Ciclo da cultura japonesa, que, neste ano, tem como atração principal a exposição Ikebana: expressão e forma, que marca as comemorações dos 110 anos de imigração japonesa no Brasil.
A exposição reúne cerca de 50 arranjos originais, produzidos pela professora Zilá da Costa Raymundo e pelos integrantes do Clube de Ikebana Sogetsu de Brasília.
Em entrevista concedida para à Embaixada do Japão, Zilá da Costa Raymundo, presidente do Clube de Ikebana de Brasília, falou um pouco sobre essa arte japonesa, iniciada ainda nos anos 1920.
;As composições representam a linha moderna da arte floral japonesa da Ikebana Sogetsu, fundada em 1927. Sob o conceito de que os arranjos florais podem ser criados por qualquer um, em todo lugar e com qualquer material. O resultado são arranjos pouco convencionais, que desafiam a estética tradicionalmente conhecida;, explica.
Curiosidades:
- Ikebana significa Ka-dô, o caminho da flor (Ka = flor; Dô = caminho);
- Estima-se que a prática milenar do Ikebana tenha origem em conceitos filosóficos do budismo;
- No Brasil, existem atualmente 14 escolas filiadas à Associação de Ikebana do Brasil;
- Sogetsu é uma das escolas (linha estética) que segue a linha moderna da Ikebana;
- A Escola de Ikebana Sogetsu, cuja sede é em Tokyo, tem representação em Brasília e mantém cursos regulares, realizando pelo menos uma exposição anual há 30 anos.
Serviço
Shopping CasaPark (SGCV, Park Sul)
Sexta e sábado, das 10h às 22h, domingo, das 12h às 20h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.