O canal FOX exibiu pela primeira vez, na quinta-feira (20/9), o episódio de estreia da série Impuros. A produção nacional da emissora será lançada oficialmente em 19 de outubro, a partir das 22h30, no Fox Premium e também estará disponível no mesmo dia nos serviços on demand. Mas teve uma sessão especial na segunda edição do Ambiente de Mercado do 51; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul.
Dirigida pelo brasiliense René Sampaio em parceria com Tomás Portella, a série se passa nos anos 1990 e acompanha a história de Evandro, papel de Raphael Logam, um jovem que mora em uma favela do Rio de Janeiro e sonha em se tornar um empresário. Quando completa 18 anos, ele é convocado para servir o Exército e, por conta de alguns acontecimentos, ele precisa seguir um caminho completamente diferente, que está relacionado a vida do crime.
O primeiro episódio tem como foco a história de Evandro e as situações que o levam a essa mudança. Ao longo dos 10 episódios da temporada, a série apresenta ainda o outro protagonista, o policial Victor Morello, vivido pelo ator Rui Ricardo Diaz, um agente alcoólatra e controverso que tem como missão colocar Evandro atrás das grades.
Sessão de Impuros no Festival de Brasília
Lorena Comparato, Sergio Malheiros, Leandro Firminino e Rui Ricardo estiveram presentes na sessão especial em Brasília. Parte do elenco ao lado dos diretores da produção e dos VP da FOX, Zico Goes e Jérôme Merle, participou de um bate-papo com o público e jornalistas, em que falaram sobre a série.
Lorena Comparato, que interpreta a namorada de Evandro, afirmou: "Estou muito feliz de estar nesse projeto, que eu acredito e que fala de um momento atual. É a saga do herói. Acho que é importante ele ser um herói representativo".
Rui Ricardo, o policial Victor que é um dos protagonistas, aproveitou para comentar o estilo da narrativa. "É uma série de ação e de personagens. É uma história bem construída, muito forte e muito profunda".
Enquanto Sergio Malheiros, que vive um dos jovens envolvidos com o tráfico no morro, definiu a produção, que apesar de se passar na favela, aposta em um estilo completamente diferentes de outras produções brasileiras que exploraram a temática. "Apesar de ser um tema que a gente já viu várias vezes, é feito de uma forma diferente. O crime é um pano de fundo", classifica.
"Não queríamos ter o crime como foco principal, tanto que a antagonista do Evandro é a mãe dele. Em muitas narrativas, a gente esquece que aquele cara tem uma história de vida. Não é limpar a barra, mas contextualizar. Essas contradições estão na série, que não anda em função da droga, mas das relações humanas", explica o diretor Tomás Portella.
O brasiliense René Sampaio ainda complementa ao dizer que a premissa de Impuros surgiu da ideia do criador Alexandre Fraga, um policial aposentado. "Não é uma série que faz o coitadismo do criminoso e nem o heroísmo do policial. A gente buscou um personagem humano", completa.
Confira o teaser de Impuros, da FOX
[VIDEO1]