Chicago, Estados Unidos - Os sapatos vermelhos usados por Dorothy (Judy Garland) em "O Mágico de Oz" no clássico do cinema de 1939 foram recuperados nesta terça-feira (4/9) conforme anunciaram autoridades americanas.
Os sapatos foram roubados em uma noite de 2005 do Museu Judy Garland, localizado em Grand Rapids, Minnesota, onde nasceu a já falecida atriz. Na época, foi oferecida uma recompensa de um milhão de dólares a quem os recuperasse, mas o culpado pelo desaparecimento e o destino dos sapatos continuam sendo um mistério.
Nesta terça, as autoridades não detalharam o que aconteceu durante todo esse tempo com os sapatos, e se limitaram a informar sobre a sua recuperação e que tinham "vários suspeitos" na mira. O Museu Nacional de História Americana da Instituição Smithsonian, em Washington, - que tem outro par de sapatos de Dorothy em exibição - atestou a autenticidade do calçado.
"É incrível", disse à AFP Sue Plagemann, representante do Museu Judy Garland. "Achávamos que nunca seriam recuperados. Acreditávamos que tínhamos perdido-os para sempre".