O Programa Educativo da FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty, incluiu no cronograma de atividades da feira um dos destaques da programação alternativa que o Sesc promove, a batalha de poesias. Também conhecida como Slam, a prática tem se diversificado no cenário urbano brasileiro e é um dos destaques da programação da FLIP. O slam mistura o ritmo e a poesia sem batidas eletrônicas. O objetivo é despertar na plateia a reflexão e a atitude política.
[SAIBAMAIS]Entre os nomes inclusos na programação, estão o poeta, escritor e dramaturgo Luiz Silva, o Cuti, grande militante e nome da literatura afro-brasileira; a slammer e poeta Letícia Brito e a poetisa Isabella Puente, a Bell Puã. A literatura oral, que ganha cada vez mais espaço, será um dos temas de debate entre os convidados. O DJ Marcelo Pino e a escritora Elisa Poeta oferecerão uma oficina de Literapia.
Para incrementar a experiência de slam, os grupos Slam de Quinta e Slam das Minas de Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo comandarão a Saraivada Batalha de Slam pelas ruas de Paraty.
SERVIÇO
Saraiva da Batalha
Largo de Santa Rita, Paraty RJ. Nos dias 26 e 27 de julho, às 19h. Encontro com os grupos Slam de Quinta e Slam das Minas de Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulonas ruas de Paraty.
Apresentação e oficina com Isabella Puente
BiblioSesc - Pontal da Areia - Paraty - RJ. No dia 26 de julho, às 16h. Oficina com a vencedora do campeonato brasileiro de poesia falada, Bell Puã. Classificação indicativa livre.
Café Literário "Liberdade: vez da voz"
Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico - Paraty - RJ. No dia 28 de julho, às 11h. Conversa com o poeta e dramaturgo Luiz Silva, o Cuti, e poeta e slammer Letícia Brito.