Há 73 anos nascia uma criança destinada a modificar parte do cenário da música brasileira. Dono de uma personalidade excêntrica e de opiniões firmes, o cantor e compositor Raul Seixas ainda continua vivo na memória do povo brasileiro.
O músico é reconhecidamente classificado com um dos expoentes do rock nacional por unir a paixão pelo ritmo e às influências brasileiras, o que o fazia misturar diversos estilos que iam do baião ao brega.
Confira a música Ouro de tolo, hit que arrecadou 60 mil em vendas
[VIDEO1]
Além das características inovadoras na música, o cantor também era icônico na aparência e na forma de pensar. Sempre com uma longa barba, roupas extravagantes, estilo Beatles nos anos 1970, o músico também trazia nas letras várias críticas recheadas de bom humor, algumas das quais o fizeram ser ;convidado; a ir para os Estados Unidos em um pequeno período de tempo entre 1973 e 1974 pelos militares da Ditadura Militar. A causa: a expressão ;Sociedade alternativa; criada por ele e Paulo Coelho para a faixa de mesmo nome.
Confira
[VIDEO2]
Mas, com toda a vida e carreira artística cheia de altos e baixos, o músico foi encontrado morto em 1989, vítima de uma parada cardíaca. Sabe-se que o cantor tinha problemas com álcool e depressão a época que acabaram o levando a morte aos 44 anos.
Apesar disso, o legado na música permaneceu e influenciou diversas gerações de bandas de rock futuras como Peble Rude, Raimundos e Cachorro Grande, além de artistas como Ana Cañas.
Abaixo, confira as músicas que se tornaram clássicos do rock brasileiro
Tente outra vez
[VIDEO3]
Metamorfose ambulante
[VIDEO4]
Maluco beleza
[VIDEO5]