O Transborda Brasília ; Prêmio de arte contemporânea anunciou, nesta segunda-feira (25/6), a lista dos selecionados para a edição 2018 da premiação. A iniciativa busca mapear artistas visuais do Distrito Federal e Entorno. Após avaliar 862 obras de 197 artistas, o júri ; formado por Agnaldo Farias (SP), Clarissa Diniz (PE), Guga Carvalho (PI), Lisette Lagnado (RJ) e Marilia Panitz (DF) ; selecionou trabalhos de 12 artistas. Confira a lista dos escolhidos.
Alice Lara (DF-SP)
Cecília Bona (DF)
Cléo Alves Pinto (DF)
Diego Bresani (DF)
Gustavo da Cei (DF)
Hilan Bensusan (DF)
José de Deus (DF)
Ju Lama (DF)
Kabe Rodríguez (DF)
Laura Fraiz-Grijalba (DF)
Raquel Nava (DF)
Rodrigo de Almeida Cruz (DF)
Os trabalhos dos selecionados serão apresentados na Caixa Cultural Brasília, entre os dias 7 de agosto e 8 de outubro deste ano, durante a exposição Transborda Brasília ; Prêmio de arte contemporânea. Além disso, os 12 escolhidos serão contemplados com o Prêmio Aquisição, uma quantia de R$ 5 mil.
Três dos finalistas também recebem o Prêmio Pesquisa, uma quantia de R$15 mil, além de um acompanhamento crítico de dois meses, orientado por um membro da comissão de seleção. A orientação terá foco no processo de criação e desenvolvimento poético de cada trabalho, e resultará na produção de uma obra inédita, realizada pelos artistas selecionados.
O prêmio Transborda Brasília ocorre desde 2015 e terá a terceira edição realizada neste ano. A iniciativa é organizada pela Mira Produção e Arte, por Bruna Neiva e Virginia Manfrinato. Entre 2015 e 2016, o projeto avaliou cerca de 800 trabalhos.