A TV Globo começou uma "caçada" contra perfis do Twitter que utilizam prints ou vídeos com imagens da emissora. Segundo notificações enviadas para alguns usuários da rede social via e-mail, a partir da última quarta (20/6), tais postagens infringem a lei de direitos autorais e de uso de imagem.
A ação da emissora carioca sofreu reações contrárias na internet. A página Konther do Twitter se expressou por meio de uma nota de repúdio contra o canal de televisão. "A atitude da emissora se mostra praticamente irracional em tempos de integração cada vez maior entre a TV e a internet. Os chamados prints, gifs e conteúdos similares não possuem o poder de reduzir a audiência da emissora. A disseminação destes conteúdos, ao contrário do que a sua remoção sugere, só colabora com a popularidade dos programas. Por mais que a Rede Globo tenha todo o direito de proteger o seu conteúdo, não parece lógico fazer isso removendo este tipo de conteúdo de contas que não arrecadam um mísero centavo com a disseminação destas imagens", escreveu o proprietário da conta no Twitter.
Confira a nota na íntegra:
[VIDEO1]
Em meio a isso, as duas emissoras rivais do canal, a Record e o SBT, contra-atacaram e publicaram que os conteúdos provindos dos respectivos canais estão liberados para prints nas redes sociais. "Pessoal lindo do Twitter, o Patrão liberou prints e gifs sobre a nossa programação, podem ficar a vontade para compartilhar e marcar a gente também. A gente adora responder todo mundo que responde nossos tweets", comentou a rede VTV, filiada do SBT.
[VIDEO2]
Confira abaixo outras publicações feitas contra a emissora:
[VIDEO3]
[VIDEO4]